quinta-feira, setembro 18

CPRM lança publicações no 47º CBG



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) fará o lançamento de três publicações durante o 47° Congresso Brasileiro de Geologia (47º CBG), que será realizado de 21 a 26 de setembro, em Salvador, Bahia. Com a organização da Divisão de Marketing e Divulgação, as obras serão lançadas no Estande Da CPRM montada na Expogeo.

Saiba sobre as publicações:

- Metalogênese das Províncias Tectônicas Brasileiras. A CPRM, com essa iniciativa, traz a edição de mais um robusto volume da série metalogenia a partir da ótica dos mais renomados especialistas familiarizados com a metalogenia de cada província, tanto com atuação acadêmica ou mesmo na indústria de mineração. A publicação vem preencher significativa lacuna na literatura técnica especializada sobre minerais metálicos no território nacional. É uma obra de síntese do conhecimento atual sobre as vocações metalogenéticas dessas províncias com a caracterização da ambiência geológica e dos controles de formação dos seus principais depósitos metálicos. Inserido no Programa Geologia do Brasil, a obra tem como organizadores: Maria da Glória da Silva, Manoel Barretto da Rocha Neto, Hardy Jost e Raul Minas Kuyumjian.

- Minerais e Pedras Preciosas do Brasil, de autoria de Carlos Cornejo e Andrea Batorelli. A edição é uma reimpressão atualizada pela Solares Edições Culturais. Para a CPRM, o apoio à reedição da obra significa ampliar a divulgação e a compreensão da mineralogia, que encanta a todos que deparam com espécimes minerais, desde os mais usuais aos de raridade extrema. A iniciativa é mais uma das ações em comemoração aos 45 anos da CPRM, e faz parte das atividades de difusão do conhecimento e da diversidade da Geologia do Brasil.


- Geodiversidade na Educação, obra que apresenta um panorama da geodiversidade, com ênfase no acervo do Laboratório de Geologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Estruturado com base numa exposição de amostras de minerais, rochas, fósseis, meteoritos e artefatos arqueológicos, a proposta é introduzir certos temas de geociências considerados fundamentais em muitas áreas e que são úteis para qualquer cidadão. Os organizadores Liccardo e Burigo são professores responsáveis por disciplinas em vários cursos, buscando sempre explorar a relevância e a conexão da geodiversidade com as áreas de formação de diferentes profissionais.