segunda-feira, setembro 15

CPRM finaliza ciclo básico do Programa de Capacitação em geofísica



O curso de geofísica do Programa de Capacitação promovido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) terminou na sexta-feira (12/09). A iniciativa busca preparar o corpo técnico da DGM para os novos desafios e atribuições da instituição. O treinamento reuniu na última semana do mês, no escritório no Rio de Janeiro, geofísicos recém contratados de diversas unidades regionais. O curso enfocou no entendimento e aplicação dos principais métodos geofísicos como gravimetria, espectrometria e gamaespectrometria. Alguns módulos tiveram a participação de experientes geofísicos do SGB-CPRM.

O curso teve como principal característica didática a interatividade entre alunos e professor. Para isso a CPRM disponibilizou o programa Geosoft, permitindo aos participantes um forte conteúdo prático. O treinamento propiciou um nivelamento entre os profissionais, já que os mesmos chegaram a empresa com distintos níveis de experiência e formação acadêmica.

Para fechar a parte presencial do programa a professora Adalene Moreira Silva ministrou o módulo Integração de Dados Geofísicos para Mapeamento Geológico e a Prospecção Mineral. Foi apresentado pela professora as vantagens, limitações e melhor aplicabilidade dos principais métodos geofísicos, tanto como metodologia auxiliar ao mapeamento como ferramenta indispensável a exploração mineral.

“Tivemos 35 alunos com o nível muito bom, alguns recém-formados em geofísica, outros com mestrado e doutorado. Foi excelente, principalmente pelo elevado conteúdo teórico que os participantes trouxeram ao curso. As discussões envolvendo estatística, matemática, modelagem tiveram um nível bastante elevado. Esse é um tipo de curso que desperta a utilização de novas tecnologias e ferramentas em cada área das geociências permitindo sempre a obtenção de um melhor resultado”, salientou Adalene Moreira.

Os funcionários Igor Nunes e Diego Gomes da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) fizeram uma avaliação do Programa que começou em março. Segundo Igor o curso foi plenamente satisfatório. “As faculdades ficam muito focadas na geofísica e não integram com a geologia, então foi a primeira vez que vimos a geofísica nessa abordagem. O curso conseguiu fornecer ferramentas para desempenharmos muito bem nossas atividades como geofísicos na CPRM”.

Diego destaca a importância do curso para nivelar o conhecimento dos profissionais que vieram de diferentes partes do país, estudaram geofísica em faculdades diferentes e tiveram experiências distintas. “Ao meu ver, o objetivo de dar a mesma base para todos os profissionais foi atingido, com módulos as vezes mais teóricos e outras vezes mais práticos.” Agora os participantes terão seis meses para entregar a monografia sobre diferentes temas de interesse do SBG-CPRM. As mesmas terão orientadores e serão avaliadas por uma banca de especialistas quando da apresentação oral.