quinta-feira, setembro 11

CPRM capacita pesquisadores em Geociências de Teresina e Manaus



Participantes do curso

Com abertura realizada pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, ocorreu no Centro Integrado de Estudos Geológicos (CIEG) de Morro do Chapéu - BA, no período de 02 a 10 de setembro, a primeira etapa do curso de treinamento básico para os novos contratados da área da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM (DGM).

O curso faz parte do programa de capacitação do Departamento de Geologia da CPRM (Degeo), e é destinado aos novos contratados que irão atuar em mapeamentos geológicos. Constando de aulas teóricas e práticas de campo, está voltado para treinamentos básicos em Geologia Estrutural; Interpretação Geofísica; Estratigrafia/Sedimentologia; Metodologia de Mapeamento Geológico; e Procedimentos de Campo. O treinamento será concluído no período de 12 a 18/09, com uma excursão à Faixa Sergipana, organizada e coordenada pelo chefe do Degeo, Reginaldo Alves dos Santos, e pelo coordenador executivo da DGM, Vladimir Medeiros.
Manoel Barretto fala aos alunos do curso de capacitação

O coordenador do Cieg-Morro do Chapéu, Antônio Dourado Rocha, deu as boas vindas aos alunos falando da história do Centro e a tradição de formação e treinamento. Após, Manoel Barretto apresentou as diversas áreas de atuação da CPRM, abordando o funcionamento das unidades regionais da empresa e mostrou como se estrutura e organiza a DGM, onde atuarão. “A CPRM sempre valorizou o treinamento”, ressaltou.

Finalizando, Barretto desejou a todos que estão chegando que o caminho seja bem-sucedido, assinalando que a empresa deseja que cresçam e trabalhem atuando com o que gostam. Já o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Gehite) da Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA), José da Silva Amaral Santos, abordou questões como o procedimento para solicitação de projeto, entre outras atribuições da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento. Também falaram na abertura Reginaldo Alves dos Santos, o superintendente de Salvador, Teobaldo Oliveira Junior, e o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-SA,
Ivanaldo Vieira Gomes da Costa.

Durante o curso os alunos acompanharam os temas introdução aos conceitos fundamentais; o comportamento mecânico das rochas e análise das tensões e das deformações; Análise estrutural das estruturas fundamentais; Veios (definições, tipos e padrões, concentrações, formas, preenchimento com minerais fibrosos); Zonas de cisalhamento; Análise integrada de estruturas; e Conclusão da parte teórica do curso.
Wladmir Medeiros ministra aula teórica

Também foram feitas apresentações dos principais métodos e conceitos como: Introdução - métodos geofísicos aplicados no mapeamento geológico e na pesquisa mineral; filtragens de dados aerogeofísicos – introdução breve para geólogos; quantificação em geofísica – introdução breve para geólogos; potencialidade e limitações da geofísica; geofísica e tectônica global; geofísica de estruturas tectônicas – métodos gravimétricos e magnetométricos; arcabouço geofísico da Província Borborema – exemplo da aplicação integrada de dados gravimétricos e magnetométricos para estudo de províncias tectônicas; e interpretação geofísica dos principais domínios tectônicos brasileiros e geofísica e recursos minerais.

Este foi o segundo curso realizado para turmas de novos concursados. Nesta edição, o Centro no Morro do Chapéu recebeu 10 geólogos da Residência de Teresina (Rete) e 8 da Superintendência Regional de Manaus (Sureg-MA). O primeiro curso foi realizado para os contratados da Residência de Porto Velho e ocorreu no mês de maio deste ano.

Ministrado pelos geólogos e instrutores, Vladimir Medeiros, e Erison Lima, do Degeo, o curso contou com o suporte técnico da geóloga do Degeo, Karla Pacheco de Medeiros.

Participaram pela Sureg-MA, Sergio Roberto Almada da Silva, Matheus Silva Simões, Tomas de Miranda Lisboa, Paulo Roberto Rodrigues Benevides, Rafaelly Rocha Cavalcante, Leonardo Aguiar, Lucas Balsini Garcindo e Michele Zorzetti Pitarello.


Pela Rete, acompanharam o curso, Aline Carla de Pina Barros, Camila Franco Basto, Ciro Duarte de Carvalho, Douglas Almeida Silveira, Eduardo Soares de Rezende, Emanuela Reis Brod, Evilard Carvalho Uchoa Filho, Klaryanna Cabral Alcântara, José Alberto Rodrigues do Vale e Renato de Assis Barros.

Instrutores e alunos em prática de campo