segunda-feira, agosto 25

Diógenes Campos recebe o título de Doutor Honoris Causa

Diógenes Campos e Leonardo Cusnir 
Na última sexta-feira (22/08) Diógenes Campos, diretor do Museu de Ciência da Terra, foi outorgado com o título de Doutor Honoris Causa, em cerimônia realizada no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leonardo Cusnir, assessor da Diretoria de Administração e Finanças do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), esteve presente representando o diretor presidente, Manoel Barretto, e parabenizou Diógenes pelo título recebido. “Um doutoramento ‘honoris causa’ tem significado muito especial, não só pelo seu coroamento na vida acadêmica, mas por ser decidido por seus pares, que reconhecem a sua excelência”.
  
A cerimônia contou com a presença de estudantes, familiares de Diógenes e diversos profissionais da área. A mesa foi formada pelo vice-reitor da UFRJ, professor Antônio José Ledo Alves da Cunha, que presidiu a solenidade, a diretora do Museu Nacional da UFRJ, Cláudia Rodrigues Ferreira de Carvalho e o paleontólogo Alexander Kellner, que foi o responsável por fazer um resumo da vida de Diógenes. Ao lado da mesa esteve presente a comissão de honra formada pelos professores Vera Lucia de Moraes, Sérgio Alex Azevedo, Marcia Souto Couri e Ronaldo Fernandes.

Plateia durante a cerimônia  
Diógenes falou sobre a emoção de receber o título. “É um título de honra, me deixou muito emocionado e eu considero que completa os meus 46 anos de trabalho fazendo pesquisas, procurando preservar o patrimônio e ensinar e divulgar o conhecimento. Cerimônias como essa têm a finalidade de mostrar que você está no caminho certo. A gente procura fazer primeiro o necessário, depois o possível e só depois, como diria São Francisco, a gente procura fazer o impossível.”

Diógenes Campos recebendo o título 
de Doutor Honoris Causa
Diógenes formou-se em 1967, em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia e em 1978 tornou-se Mestre em Ciências pela UFRJ. Agora, aos 70 anos, tornou-se Doutor Honoris Causa que é o maior reconhecimento acadêmico de uma Universidade. O título é atribuído à personalidade nacional ou estrangeira de alta expressão, que tenha se destacado pelo saber ou pela atuação em prol de alguma área como artes, ciências, filosofia, letras, etc.