segunda-feira, agosto 11

CPRM promove Seminário Internacional

Mesa de abertura do Seminário Internacional
“Aplicação de Isótopos em Hidrologia”

O Serviço Geológico do Brasil, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), promove Seminário Internacional “Aplicação de Isótopos em Hidrologia”. O evento acontece de 11 a 15/08 no escritório da CPRM no Rio de Janeiro. O objetivo do Seminário é ampliar as relações interinstitucionais para o desenvolvimento de ações que visem à introdução de novas tecnologias aplicadas a estudos hidrológicos.

Thales Sampaio, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), falou na abertura do Seminário que a ideia do evento surgiu em sua ida a Viena, na Áustria, em março desse ano quando foi convidado para conhecer o laboratório de isótopos da IAEA. Thales falou da importância de fazer uma reflexão sobre o papel das instituições em relação a água e suas dimensões no planeta e principalmente no Brasil. Segundo o diretor, é importante discutirem o que a ferramenta isótopos pode ajudar e pensar em um futuro mais juntos do ponto de vista institucional, sendo necessária a troca de experiências.

Antônio Carlos Bacelar Nunes, diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), também falou durante a abertura do Seminário e disse ser importante proteger os recursos hídricos e que enquanto Serviço Geológico há a preocupação com a utilização dessa fonte natural. Bacelar também parabenizou o diretor Thales pela organização do evento.

Palestra do Luis Araguas-Araguas, da IAEA
O primeiro momento do Seminário foi a palestra de Luis Araguas-Araguas, da IAEA. Ele fez uma introdução à hidrologia isotópica e depois falou sobre isótopos estáveis na precipitação e nas águas meteóricas. A intenção é que todos os participantes, em torno de trinta pessoas, tenham a mesma base em relação ao tema, para que no segundo momento do dia sejam feitos estudos de caso e exercícios.


O evento conta com tradução simultânea para inglês e português, facilitando a comunicação entre os palestrantes e os presentes. O segundo e terceiro dia de Seminário também terão palestras e serão propostos exercícios para os participantes. No quarto dia haverá um trabalho de campo com demonstração de métodos de amostragem e técnicas analíticas. O último dia do evento será para pensar os próximos passos para futura cooperação entre a CPRM e a IAEA e discutir o memorando de entendimento entre as instituições.