quarta-feira, julho 30

Técnicos de Porto Velho realizam treinamento em avaliação e checagem de anomalias aerogeofísicas



Equipe de geólogos da Residência de Porto Velho
 que participou do treinamento.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio do Departamento de Recursos Minerais (Derem), realizou, na Residência de Porto Velho (Repo), no mês de junho, um treinamento em técnicas e procedimentos para avaliação e checagem em campo de anomalias aerogeofísicas.

Dividido em duas etapas o treinamento constou de parte teórica, onde foram transmitidas as técnicas e procedimentos de amostragens de solo/aluvião/rocha; e parte prática com a checagem e amostragem das anomalias in loco
Coleta de concentrado de bateia
em anomalias kimberlíticas

Ministrado pelo coordenador executivo do Derem, geólogo Fernando Rêgo, o treinamento contou com a participação do grupo de trabalho “Equipe de Check de Anomalias da Repo”. Na oportunidade foram apresentadas técnicas, procedimentos de campo e padronização dos relatórios.

As atividades de campo foram realizadas nas anomalias localizadas nas áreas do projeto “Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil”, na região de Colorado do Oeste. Foram visitadas anomalias aeromagnéticas do kimberlito Concord I, anomalias aeromagnéticas lineares associadas à zona de cisalhamento que baliza o deposito aurífero do Garimpo Zé Goiano, e anomalias associadas com possíveis intrusões graníticas hidrotermalizadas.

Segundo Fernando Rêgo, o check em campo das diversas anomalias aerogeofísicas identificadas é um procedimento que possibilitará a identificação de áreas prováveis para conter mineralizações.


O gerente de Geologia e Recursos Minerais da Repo, Anderson Souza, enfatizou a preocupação da atual diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM em manter uma equipe de geólogos nas unidades regionais desenvolvendo o check em campo das diversas anomalias aerogeofísicas, identificadas pelos técnicos da geofísica. 

Coleta de amostra de solo sobre área identificada
pela geofísica como anômala
Uso da fluorescência de Raio-X portátil