quinta-feira, julho 31

CPRM participa de reunião de trabalho na Colômbia para execução do Mapa Geológico da América do Sul

Participantes do Grupo de Trabalho em
 Villa de Leyva, Colômbia

Entre os dias 21 e 26 de julho reuniram-se em Villa de Leyva, Colômbia, representantes de serviços geológicos e universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, bem como geólogos colaboradores da Espanha e Holanda e três representantes da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) da França, incluindo seu presidente, Philippe Rossi.

A comissão técnico-científica, composta de 40 pessoas, se reuniu com o objetivo de avançar na nova versão do Mapa Geológico da América do Sul, escala 1:5M, assim como em outros projetos da Subcomissão para a América do Sul da CGMW.

O Serviço Geológico do Brasil esteve representado pelo assessor da presidência e vice-presidente da CGMW para a América do Sul, Carlos Schobbenhaus. Participaram ainda, Lêda Maria Fraga Barreto, coordenadora executiva da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais e secretária-geral adjunta da CGMW para a América do Sul, e o gerente de geologia e recursos minerais da Superintendência de Manaus, Marcelo Almeida.

A CGMW executa com o apoio da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-americanos (ASGMI) os seguintes projetos:

1. Mapa Geológico da América do Sul, escala 1:5M;
2. Mapa Geológico e de Recursos Minerais da América do Sul, escala 1:1M, que consta de 92 folhas (SIG-América do Sul, 1:1M);
3. Mapa Tectônico da América do Sul, 1:5M;
4. Mapa Geológico do Cráton Amazônico (Escudos das Guianas e Brasil-Central), escala 1:2,5 M.

Esse workshop foi coordenado por Jorge Gomez Tápias do Serviço Geológico da Colômbia e secretário-geral da CGMW para a América do Sul. Sua realização foi acordada durante a XIX Assembleia Geral da ASGMI, ocorrida em Buenos Aires, em 2013, por proposição do Serviço Geológico da Colômbia com o objetivo de dar continuidade ao projeto de cooperação horizontal para a execução dos referidos mapas geológicos continentais.

Durante esse evento também foi apresentado, por Rafael de Araújo Fragoso (UFRJ), o estado da arte de execução do Projeto Gondwana, coordenado por Renata da Silva Schmitt (UFRJ). Acordou-se um intercâmbio de informações entre os executores deste projeto e dos projetos sul-americanos em execução pela CGMW.


Por solicitação do diretor-geral do Serviço Geológico da Colômbia, Dr. Oscar Paredes, realizou-se reunião, paralelamente ao encontro, para tratar do tema Mapa Hidrogeológico da América do Sul (projeto da ASGMI), contando com a participação de representantes da Argentina, Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.