quinta-feira, junho 5

Técnicos validam trabalhos da empresa Brasil Explore em Rondônia


Coleta de amostra de concentrado de bateia.

O assistente de produção da DGM, geólogo Anderson Alves de Souza e o chefe de projeto e geoquímico especialista, geólogo Cassiano Costa e Castro, ambos da Residência de Porto Velho (REPO), acompanharam esta semana a amostragem geoquímica que está sendo realizada pela empresa Brasil Explore.

A amostragem está sendo realizada na região de Cerejeiras, interior do Estado de Rondônia e está inserida dentro do Projeto Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil: Áreas RO e AC, no âmbito do Departamento de Recursos Minerais (DEREM).

A Brasil Explore conta atualmente com quatro equipes de campo e um geólogo chefe de projeto, que faz o acompanhamento e padronização das técnicas utilizadas na aquisição das amostras e dos dados, com objetivo de garantir a qualidade das informações.
Amostras de sedimento de corrente e concentrado de
bateia devidamente identificadas e codificadas

“Todas as técnicas empregadas nas aquisições das amostras e dos dados são exaustivamente discutidas e definidas pela empresa contratante, no caso a CPRM”, explica o geólogo chefe do projeto Huelton Marte.

Na ocasião os técnicos da CPRM passaram orientações quanto à atualização da nova ficha de campo, acondicionamento de amostras e estabeleceram uma rotina para melhorar o encaminhamento das amostras para os laboratórios de apoio.

“É fundamental que haja esta interação entre a empresa contratada, no caso a Brasil Explore e a CPRM, para que as boas práticas da geoquímica sejam sempre respeitadas”, explica Cassiano Castro.

A amostragem está prevista para terminar no mês de agosto. Ao todo serão mais de 500 concentrados de bateia, 600 sedimentos de corrente e 600 amostras de solo em uma área de aproximadamente 15.000km2.


“Com a terceirização da amostragem de geoquímica vamos conseguir desenvolver com maior agilidade os projetos, aumentando a capacidade operacional da CPRM”, diz Anderson Souza.

Técnicos da CPRM/REPO e da Brasil Explore