terça-feira, maio 27

Cheia do rio Negro supera cota de emergência



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Superintendência Regional de Manaus (Sureg-MA), divulgou, no dia 25 de maio, o 18° boletim do Sistema de Alerta de Cheias em Manaus. Segundo dados do monitoramento do rio Negro, o nível do rio está acima da cota de emergência de 28,94m, atingindo 29,03m no dia 23/05.  A cota de alerta de inundação foi estabelecida pela CPRM para a capital amazonense para que as autoridades possam agir nas áreas mais baixas de Manaus de forma a mitigar os efeitos da cheia sobre a população.

A estimativa da CPRM para a cheia do Rio Negro em Manaus este ano deverá ficar entre 28,84 a 29,49m, no período crítico que ocorre em junho. A previsão é de que fique abaixo da cheia máxima ocorrida em 29 de maio de 2012, cuja cota alcançou 29,97 m.

Desenvolvido e executado pela CPRM, o sistema de Alerta de Cheias em Manaus funciona desde 1989, com o monitoramento dos mananciais do sistema Solimões /Negro/Amazonas.


Confira o comportamento das estações monitoradas pela CPRM na região Amazônica:

Em 29 de maio de 2012 o rio Negro atingiu a
cota máxima histórica de inundação
Bacia do Javari – estações monitoradas em período de vazante;

Bacia do Purus – estações monitoradas em período de vazante;

Bacia do Negro – no Porto de Manaus, o Rio Negro ultrapassou a cota de emergência de 28,94 m. Nas estações monitoradas do Rio Branco em Roraima os níveis estão abaixo da média para o período, mas a situação é de rio subindo.

Bacia do Solimões – estações monitoradas em pico de cheia com níveis próximos aos registrados no ano de 2013; Bacia do Amazonas – estações monitoradas em pico de cheia. Em Parintins o Rio Amazonas está a 15 cm para atingir o nível máximo registrado na cheia histórica de 2009;


Bacia do Madeira – estações monitoradas em período de vazante, em Humaitá o Rio Madeira está abaixo da cota emergência (23,52 m).


Estações monitoradas pela CPRM na bacia do Amazonas