terça-feira, abril 22

Vale apresenta projeto de exploração mineral no norte de Minas Gerais


Filipe Scofano Porto durante apresentação
do projeto da Vale
Dando continuidade ao programa de ampliação do conhecimento dos depósitos minerais do norte de Minas Gerais, pesquisadores da CPRM, da UnB e da Vale se reuniram nesta terça-feira (22/4), no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), onde participaram da apresentação do gerente de ferrosos da Vale, Filipe Scofano Porto, sobre projeto da empresa na região. Na ocasião, Porto fez uma retrospectiva histórica do projeto, que teve início na década de 70 e foi mais tarde rebatizado pela Vale de projeto PRT. Porto abordou ainda a geologia regional, mineralizações, geocronologia e possibilidades para explotação do minério de ferro.


Para o geólogo Marco Túlio Naves, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), a iniciativa faz parte da estratégia da CPRM de alavancar o conhecimento dos depósitos minerais do norte de Minas Gerais. “Estamos procurando entender à distribuição das mineralizações para formatar um projeto de pesquisa para o ano que vem na região. Naves explica ainda que a CPRM está atualmente realizando o mapeamento de três folhas na região na escala 1:50.000.
Pesquisadores da CPRM, UnB ,Vale 
participaram da apresentação
Coordenada pelo Departamento de Recursos Minerais, a proposta conta ainda com visitas técnicas que buscam de aproximar a CPRM das empresas de exploração e produção mineral. O objetivo é aprimorar o conhecimento geológico dos principais distritos minerais brasileiros, o desenvolvimento técnico e científico em recursos minerais dos pesquisadores da CPRM envolvidos no mapeamento da região norte de Minas Gerais e a definição de programas futuros de pesquisa da CPRM que enfoquem a solução de questões importantes para o desenvolvimento da geologia do país, tornando-o a região mais atraente para novos investimentos em pesquisa mineral pelo setor privado.