quarta-feira, abril 23

Técnicos em hidrologia encerram curso no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS



Técnicos realizam treinamento em campo na
 estação Rio Pardo

Após quatro semanas de aulas práticas e teóricas terminou, no dia 17 de abril, na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), o treinamento para capacitação dos técnicos em hidrologia que ingressaram no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no último concurso público.

O curso enfatizou a parte prática, sendo que os ensinamentos de campo abrangeram medições de descarga líquida e sólida, utilizando os métodos tradicional e acústico, nivelamento de réguas, instalação de seção, batimetria de reservatório, RTK, dentre outras atividades.Os trabalhos de campo foram desenvolvidos na Estação Experimental Agronômica da UFRGS e nas estações hidrometeorológicas de Rio Pardo e Campo Bom, operadas pela CPRM.

Fernando Meirelles, Marcos Freitas, Marcia Pedrollo
 e José Andriotti avaliam o curso
O curso teve como instrutores e palestrantes pesquisadores da CPRM e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contou com o apoio dos técnicos da Sureg-PA, Eduardo Wilson, Lavitor Benvenutti e Christian Acosta.O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM, Márcio Cândido, ministrou aulas teóricas e práticas sobre medidores acústicos de vazão.

Também como parte das atividades, o engenheiro André Chagas, da Sureg-PA, falou sobre Plataforma de Coleta de Dados (PCDs) e acompanhou a equipe na visita às estações telemétricas do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Taquari, Encantado e Muçum, nas cidades do mesmo nome.

O superintendente de Porto Alegre, José Andriotti, 
com participantes no encerramento
No encerramento, o superintendente da Sureg-PA, José Andriotti, o engenheiro Fernando Meirelles, do IPH; o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) da Sureg-PA, Marcos Alexandre de Freitas; e a supervisora da Gehite, Marcia Pedrollo, fizeram uma avaliação do curso juntamente com os participantes. Segundo o hidrotécnico Heber Paz Zanetti, o curso foi excelente tanto no quesito de adequação como nos conhecimentos repassados pelos instrutores, assim como a interação e troca de experiência entre os demais colegas participantes.