segunda-feira, março 31

CPRM realiza curso de treinamento de mapas de suscetibilidade

Cassio Roberto da Silva na abertura do curso

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promove curso de treinamento de cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massas e inundações. O curso será realizado em Nova Friburgo de 31/03 até 11/04. A principal motivação para o curso foi a entrada de cerca de 50 novos profissionais na equipe de risco geológico da empresa. A intenção é capacitar esse grupo e reciclar empregados da CPRM que atuam com mapeamento de áreas de risco. O curso terá uma parte teórica, que contará com palestras de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e outra em campo na qual os alunos visitarão áreas de risco e farão mapas com acompanhamento dos instrutores da CPRM.


O recém contratado Ítalo Prata Menezes, da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), ficou empolgado com as palestras do IPT que irá presenciar. De acordo com Ítalo saber como o IPT desenvolveu a modelagem matemática para elaboração do pré-mapa e como a CPRM terá que fazer para aplicar o que eles desenvolveram é de suma importância para o trabalho.
Sandra Silva apresentou o projeto do curso

Segundo o chefe do Departamento de Gestão Territorial (Deget), Cassio Roberto da Silva, a transmissão do conhecimento será rápida e produtiva graças as atividades práticas do curso e com isso acontecerá uma melhoria na produtividade dos trabalhos

Vivian Fernandes (Sureg-GO), nova na empresa, destaca a importância de participar de um curso com aulas de profissionais que trabalham há alguns anos no campo. Ela explica que na faculdade eles adquirem uma formação básica e fazer um trabalho de campo em Friburgo é importante para quem acabou de chegar na empresa. O novo concursado Rafael Araújo (Sureg-BH) concorda com a colega Vivian e fala que a possibilidade de testar a metodologia em campo é muito boa. Segundo Rafael um treinamento como esse possibilita o crescimento profissional.

A abertura do curso foi feita por Cassio Silva, nesta segunda feira (31/03), no escritório do Rio de Janeiro. Na ocasião a geóloga Sandra Silva (Sureg-BH) explicou o projeto do curso e apresentou o pesquisador em geociências, Éber Pinto (Sureg-BH), que foi o primeiro palestrante do curso. O pesquisador falou sobre os processos hidrológicos, os conceitos de enchentes, inundações e alagamentos. Ao fim da palestra todos foram para Nova Friburgo.

Programa do Governo Federal


O trabalho da CPRM está inserido nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, em 2012. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres – sendo coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. Até o final deste ano o Serviço Geológico do Brasil tem como meta elaborar e entregar mais 160 mapas de suscetibilidade com o intuito de organizar o ordenamento territorial dos municípios mapeados.