quinta-feira, março 27

Pesquisadores participaram de mais uma etapa do programa de capacitação

 Noevaldo Araújo Teixeira assessor da 
DGM participa da abertura do curso
Pesquisadores da CPRM participaram esta semana de mais uma etapa do programa de capacitação que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). O curso foi transmitido do escritório do Rio de Janeiro, ao vivo pela intranet, para todas as unidades regionais e teve como palestrantes os professores Rodolf Trow e Sérgio Valente. 


A abertura contou com a presença do assessor da DGM, Noevaldo Araújo Teixeira, que na ocasião, representou o diretor Roberto Ventura. Noevaldo lembrou a seriedade da iniciativa e destacou ainda a importância das avaliações que são feitas ao final de cada módulo. “Essas avaliações servem para balizar o processo de discussão”, explicou. 

Sérgio Valente  durante aula de processos magmáticos 
O professor Rodolf Trow ministrou o curso sobre os processos metamórficos e deformacionais. Trow fez uma reflexão acerca dos processos evolutivos das rochas para reconstrução geotectônica. O curso é centrado em dois temas: metamorfismo e deformação e a relação entre eles. “Vamos abordar e aprofundar esse assunto de vários ângulos a cada aula para explicar a importância do tema na compreensão da geologia do território brasileiro. Essa compreensão pode ajudar na pesquisa de recursos minerais”, diz o professor, animado com o retorno. “Recebi muitos perguntas de vários alunos”, diz.


Já o curso ministrado pelo professor Sérgio Valente abordou os processos da petrologia magmática que inclui os conceitos de termodinâmica, fusão parcial, processos de evolução magmática, texturas e estruturas. “Acho relevante discutir esses assuntos durante a formação dos geólogos da empresa porque essas rochas integram boa parte do terreno da geologia do Brasil”, avalia o professor.
 Interação - Valente diz que as aulas transmitidas pela Internet possibilitam interação entre alunos e o professor. “É uma iniciativa louvável da CPRM fazer um curso de formação nesse formato,” diz. Durante dois dias 150 profissionais da empresa participaram das aulas que foram transmitidas ao vivo para todas as unidades regionais. Pelo chat eles enviaram perguntas e tiveram dúvidas esclarecidas pelos professores.