quarta-feira, março 19

Delegação japonesa conhece ações para a prevenção de desastres naturais

O encontro serviu para estreitar a parceria entre a
 CPRM e a JICA
Representantes do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) se reuniram no Rio de Janeiro na semana. O objetivo do encontro foi apresentar aos japoneses a metodologia dos treinamentos ministrados aos novos profissionais, que chegaram à empresa para atuarem na área de geologia de engenharia e riscos geológicos. 

Durante o encontro, a CPRM também apresentou o Sistema de Cadastramento de Deslizamentos e Inundações (SCDI), e o Sistema Integrado de Dados para a Prevenção de Desastres Naturais, em desenvolvimento e implementação pela Divisão de Geoprocessamento (Digeop). Esse sistema vai armazenar os dados referentes aos municípios setorizados quanto ao risco geológico.

A reunião contou com a participação de assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Helion França, do geólogo Jorge Pimentel, coordenador da área de riscos, e dos analistas de sistemas, Alda Maria e Rodrigo Carneiro, além de técnicos japoneses da JICA, que conheceram a estrutura e forma de trabalho da instituição.

“Com esse encontro pude perceber que o treinamento e as atividades foram desenvolvidos com base nos elevados conhecimentos que a empresa já possui e também o grande envolvimento da CPRM com suas ações”, avalia Toshiya Takeshi, chefe da equipe japonesa. “A CPRM tem uma atividade intensa e construtiva para contribuir com o projeto. Esperamos que a ela possa se valer do conhecimento Japonês que será transmitido ao longo dessa cooperação, para futuramente adaptar as suas metodologias para promover suas atividades da melhor maneira possível”, comenta Takao Hori, especialista em gestão de desastres de sedimentos.

Segundo Jorge Pimentel, a participação da CPRM no projeto GIDES ressalta o esforço da instituição na ampliação da capacitação da equipe técnica de geologia de engenharia e riscos geológicos, que reconhece a dedicação dos profissionais da área de riscos no atingimento das metas e a qualidade dos trabalhos realizados. Pimentel destaca ainda que inicialmente quatro geólogos participarão do treinamento no Japão este ano, e que, esse projeto terá a duração de quatro anos, o que possibilitará o envio de mais técnicos para treinamento.


A iniciativa de ampliar a capacitação da equipe de risco geológico terá continuidade também com o curso de capacitação que ocorrerá futuramente no Reino Unido, em convênio firmado recentemente com o Serviço Geológico Britânico.