segunda-feira, fevereiro 17

Serviços Geológicos dos Estados Unidos e do Brasil participam de evento sobre hidrologia

Representantes da ANA, USACE e dos Serviços
 Geológicos dos EUA e do Brasil
A Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos (USACE), realiza em sua sede um evento que visa promover uma troca de experiências entre os Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS) e do Brasil (CPRM) sobre gestão de redes de monitoramento hidrológico. Este evento será constituído de reuniões temáticas, visitas a campo e um workshop.


A reunião temática, que ocorreu na segunda-feira (17/02), contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID) e engenheiro hidrólogo, Frederico Peixinho, chefe da Divisão de Hidrologia, Achiles Monteiro, da técnica da Dehid, Ana Carolina Steenhagen, Alice Castilho da Superintendência de Pará e Márcio Cândido da Superintendência de Belo Horizonte. Representando a diretoria da ANA, João Gilberto Lotufo e pelo Serviço Geológico americano, BrianMcCallun e Cris Smith.

O diretor Thales Sampaio falou na abertura em nome da CPRM, cumprimentou a ANA pela iniciativa e agradeceu o convite. Thales expressou ainda a importância do papel da CPRM e a parceria com a ANA. “A presença do Serviço Geológico do Brasil neste evento reflete o seu papel institucional de realizar estudos e levantamentos hidrológicos, hidrogeológicos e hidrometeorológicos, em grande parte, em parceria com a ANA, através da implantação e operação de cerca de 80% da Rede Hidrometeorológica Nacional”.

Apresentação do chefe do Departamento de
 Hidrologia da CPRM Frederico Peixinho
O chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Peixinho, realizou a apresentação Coleta de dados de nível e vazão, onde detalhou o trabalho realizado em parceria com a ANA sobre a operação da rede hidrometeorológica. “Considero de fundamental importância essa troca de experiências entre os Serviços Geológicos dos dois países, que mantem atividades muito próximas que visam à melhoria do sistema de monitoramento.”

As reuniões temáticas ocorrerão até o dia 19/02. No dia 20 será realizada uma visita a uma estação próxima a Brasília e, nos dias 21 e 22 será visitada a estação de Manacapuru, no rio Solimões. As saídas de campo contarão com o apoio das Superintendências de Goiânia e de Manaus.

As atividades serão encerradas com dois dias de Workshop, nos dias 26 e 27, onde representantes do USGS farão palestras de forma mais sucinta para representantes de diversas instituições federais e estaduais com interesse na gestão de rede de monitoramento hidrológico. Dezessete representantes do DEHID e das unidades da CPRM participarão.