segunda-feira, fevereiro 3

Perfuração de poços garante água para 30 mil pessoas no Piauí

Teste de vazão no poço de São João da Canabrava
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Unidade Regional de Teresina, concluiu a perfuração de dois poços estratégicos profundos no estado do Piauí, localizados nos municípios de Vera Mendes e São João da Canabrava.

O resultado das perfurações foi uma vazão de 129 mil litros/hora no poço de Vera Mendes e de 40 mil litros/hora no poço de São João da Canabrava. Nesse último a produção está limitada em função da capacidade da bomba instalada. De acordo com o chefe da Unidade Regional de Teresina, Francisco Lages, o potencial para a produção em São João da Canabrava é de até 100 mil litros de água por hora. 

Teste de vazão no poço de Vera Mendes
O trabalho de perfuração e entrega dos poços faz parte do projeto “Implantação de Rede Estratégica de Poços no Semiárido Brasileiro”, em parceria com a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Integração Nacional.

O projeto visa atender cerca de 730 mil habitantes a uma taxa de 80 litros/habitante/dia com um ritmo de bombeamento de 18 horas diárias. Em situações emergenciais existe a possibilidade de realizar bombeamento contínuo aumentando o atendimento para 1 milhão de pessoas.

Em 2013 a CPRM perfurou 24 poços e em 2014 pretende perfurar mais 40 poços profundos de grandes vazões nas bacias sedimentares, dando continuidade a uma rede estratégica de fontes permanentes de fornecimento de água, objetivando abastecer municípios afetados pela seca.

Os poços profundos vão atender municípios da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.