quarta-feira, fevereiro 5

Governo do Pará quer apoio para ampliar o sistema de abastecimento em Alenquer

Equipe da Sureg/BE com representantes da Cosanpa

Para tratar de assuntos relativos à ampliação e melhoria do sistema de abastecimento público das zonas rurais e urbana do município de Alenquer, situado a oeste do Pará, no dia 30/01, representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) reuniram-se com técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O encontro foi conduzido pelo superintendente Regional da CPRM de Belém, Manfredo Ximenes Ponte, que abriu a reunião ressaltando a importância do sistema para o desenvolvimento econômico-social da região oeste do Pará.
Equipe técnica da CPRM em reunião com
representantes da Cosanpa
         
Em seguida, o gestor da Unidade de Serviços Projeto e Meio Ambiente da Cosanpa, Carlos Gustavo, apresentou o plano de perfurar oito poços no município de Alenquer, com o objetivo de atingir o aquífero Alter do Chão.

Após a exposição, deu-se início à discussão técnica sobre as possibilidades de êxito da Cosanpa em obter água de qualidade no local, a partir das informações existentes no banco de dados do Siagas-CPRM.

Ao final da reunião, ficou acertado que a CPRM dará o apoio técnico necessário para a perfuração dos poços, com vistas a ampliar e melhorar o sistema de abastecimento no município de Alenquer.

O assessor da Presidência da Cosanpa, Eduardo Ribeiro, agradeceu a pronta disposição da CPRM em atender a mais esta demanda, enfatizando o histórico de boa parceria entre as instituições na ampliação da oferta hídrica no estado.


Participaram da reunião pela Cosanpa os engenheiros Eduardo Ribeiro e Carlos Gustavo Martins. Pela CPRM, o superintendente de Belém, Manfredo Ximenes Ponte, o supervisor de Hidrogeologia e Exploração, geólogo Ariolino Neres Souza (responsável pelo Siagas), além dos pesquisadores em Geociências da Rede Integrada de Monitoramento de Água Subterrânea (Rimas), Homero Reis de Melo Jr e Manoel Imbiriba Jr.