quinta-feira, fevereiro 6

CPRM descobre fósseis inéditos no Grupo Bambuí

Fósseis com estruturas circulares concêntricas
 e bordas ornamentadas.

Durante as atividades de campo do Projeto Santa Maria da Vitória da CPRM, no estado da Bahia, foram encontradas marcas fósseis circulares com estruturas radiais nos calcários da Formação Sete Lagoas do Grupo Bambuí. Segundo a pesquisadora em geociências, descobridora desse acontecimento, Carolina Reis, “este é um achado inédito e seus estudos detalhados podem colaborar como um marcador bioestratigráfico para o Grupo Bambuí, contribuindo com dados paleontológicos ainda não registrados nesta unidade do Supergrupo São Francisco”.

Os vestígios fósseis encontrados podem representar os mais antigos organismos multicelulares complexos, pertencentes à biota Ediacarana, de importância incalculável para a compreensão da evolução da vida complexa na Terra. Além disso, colaboram com o entendimento do Grupo Bambuí com informações sobre sua idade de deposição.

Detalhe da ornamentação radiada na borda do fóssil
O Projeto Santa Maria da Vitória, executado pela Superintendência Regional de Salvador, conta com a participação das geólogas Caroline Couto Santos e Carolina Reis, e está em sua etapa final, onde o mapa geológico e o texto explicativo estão em fase de conclusão para publicação. Estudos detalhados do registro fóssil serão iniciados em parceria de pesquisadores e paleontólogos da CPRM e outras entidades para um melhor entendimento deste material, como a paleontóloga da Universidade de São Paulo, Juliana Leme e seu grupo, que colaborou com a confirmação desta descoberta.