quinta-feira, fevereiro 20

Cosanpa e CPRM discutem abastecimento de água em região da ilha de Marajó


Mapa do Pará com municípios de interesse
da Cosanpa

Com vistas a discutir a proposta de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento público do município de Ponta das Pedras, na ilha de Marajó, no Pará, reuniram-se, no dia 17/02, na Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), técnicos da CPRM com representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A reunião foi em continuidade aos estudos entre a CPRM e a Cosanpa, no processo de ampliação da oferta hídrica no estado. Presidida pelo superintendente Manfredo Ximenes Ponte, os técnicos debateram as propostas, com ênfase na importância do uso das informações constantes do banco de dados do Sistema de Informações sobre Águas Subterrâneas (Siagas) da CPRM. Segundo eles, o Siagas é uma ferramenta importante para a tomada de decisões sobre a melhor alternativa de manancial com vistas ao abastecimento público de núcleos urbanos e rurais no Brasil.
CPRM e Cosanpa discutem parcerias no Pará

Na ocasião, os técnicos da Cosanpa falaram da dificuldade da concessionária em elaborar projetos básicos para a contratação de empresas perfuradoras de poços. Manfredo Ximenes e o supervisor de Hidrogeologia e Exploração da Sureg-BE, Ariolino Neres Souza, destacaram a atuação do Serviço Geológico do Brasil na área, pontuando os itens de grande importância na elaboração de um projeto básico com fins de contratação.

Ao final do encontro, os visitantes agradeceram o pronto atendimento da equipe da CPRM e ressaltaram o interesse da Cosanpa em ampliar as ações de cooperação técnica com a CPRM. Manifestaram também a intenção de agendar uma futura reunião para tratar do mesmo assunto, agora com foco nos municípios de Faro (oeste do Pará) e Ourém (nordeste do Pará).


Participaram do encontro pela Consanpa o engenheiro de produção Waldemar Pedro Baganha e o técnico gestor das Ilhas, João Luiz da Silva Vieira. Pela CPRM, além de Manfredo Ximenes e Ariolino Souza, participou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, João Marcelo de Lima.