segunda-feira, novembro 25

Pesquisadores participam de treinamento em Recursos Minerais na Bahia

Maísa Bastos e Reginaldo Alves na abertura do
treinamento
Na semana passada vinte pesquisadores em geociências de várias unidades regionais iniciaram em Salvador o segundo treinamento de Capacitação em Recursos Minerais. O treinamento terá duração de 24 dias e conta  com duas etapas: a primeira teórica, com duração de duas semanas, já a segunda fase será no campo, com duração de nove dias e  terá visita a minas e projetos de pesquisa mineral no sul do estado da Bahia.


A abertura do treinamento aconteceu no dia 18 de novembro e contou com a participação da chefe da Divisão de Avaliação de Recursos Minerais (Diarmi) Maísa Bastos Abram;  do Superintendente de Salvador, Teobaldo Rodrigues de Oliveira Junior;  do gerente de Recurso Minerais da Superintendência (Geremi) Ivanaldo Vieira Gomes da Costa; e  do chefe de Departamento de Geologia (Degeo) Reginaldo Alves.

Superintendente Teobaldo Rodrigues falou sobre o 
marco regulatório
Na primeira semana de curso foram discutidos temas importantes como o novo Marco Regulatório de Mineração; além de aulas ministradas pelo chefe da Divisão de Geologia Econômica (Digeco) Evandro Klein, referente ao módulo de Ambientes Tectônicos/Metalogenéticos; Processos Formadores e Modelos de Depósitos Minerais. Reginaldo Alves ministrou curso sobre Geologia Estrutural; e Maísa Bastos apresentou  o módulo de Introdução a Prospecção e Exploração.

A segunda semana do curso contará com a presença do chefe da Divisão de Geoquímica (Digeoq) Claudio Porto, do pesquisador do Departamento de Recursos Minerais João Larizzati, do pesquisador da Divisão de Geofísica (Digeof) Roberto Gusmão, do pesquisador em Geociências Ricardo Wosniack,  e do assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais,  Marco Túlio Naves; e do professor Washington de Jesus da Franca Rocha, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Alunos e professores do segundo treinamento
 em recursos minerais
 Nessa fase estão previstas aulas dos módulos de Noções de Trabalhos Exploratórios, Exploração Geofísica, Exploração Geoquímica, bem como Fotogeologia e Sensoriamento Remoto aplicado a pesquisa de Recursos Minerais.

Na terceira semana de curso ocorrerá a etapa de campo, com visitas às minas de Níquel da Mirabela Mineração, na cidade de Itagibá (BA); de Ferro, da Largo Resources, na cidade de Maracás (BA); bem como, os projetos de pesquisa de bauxita, da Rio Tinto, em Jaguaquara (BA)  o de Pb-Zn da CPRM localizado na cidade de Nova Redenção (BA).


O treinamento conta com profissionais de varias unidades regionais, entre elas: Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Manaus, Recife, Porto Velho, Fortaleza, Teresina, Natal, Curitiba e Brasília.