quinta-feira, novembro 14

Geólogos apresentam estudos e ações da CPRM na Província Borborema

Valdir Silveira aborda as ações em recursos minerais 
nas áreas da Borborema

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou na quarta-feira (13/11), no III Simpósio da Província Borborema, cinco temas abordando as ações e estudos realizados pela CPRM na Província Borborema, que ocupa uma superfície de aproximadamente 380 mil km2, na região Nordeste brasileira. O evento ocorreu durante o XXV Simpósio de Geologia do Nordeste realizado em Gravatá (PE), no período de 10 a 13 de novembro.

A primeira palestra da CPRM foi ministrada pelo chefe do Departamento de Geologia (Degeo), Reginaldo Alves dos Santos, que detalhou as ações da instituição na cartografia geológica da Província. Após, o geólogo Roberto Gusmão de Oliveira apresentou o arcabouço geofísico da Borborema, abordando novos dados e novas perspectivas.

 Em seguida, o geólogo Maurílio Vasconcelos avaliou estado da arte do conhecimento geológico do extremo noroeste da Subprovíncia Setentrional Borborema. Já o geólogo Vladimir Medeiros apresentou os domínios da Zona Transversal e Rio Grande do Norte (Província Borborema) - principais avanços na cartografia geológica. Finalizando, o chefe do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira, falou das ações da CPRM em recursos minerais, no projeto Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil, com foco nas áreas da Província Borborema.

Reginaldo dos Santos apresentou os mapeamentos 
geológicos da CPRM na Borborema
Roberto Gusmão aborda o arcabouço geofísico; 
novos dados e perspectivas