sexta-feira, novembro 29

CPRM apresenta novas perspectivas para prospecção de terras raras


Apresentação dos estudos realizados pela CPRM
Representantes do governo, universidades, instituições de pesquisa e da iniciativa privada, se reuniram no Rio de Janeiro, para participarem do II Seminário Brasileiro de Terras Raras. O evento discutiu várias ações governamentais, no sentido de fortalecer e viabilizar a implantação de uma cadeia de produtos à base de terras raras no país.

O evento contou com presença de
pesquisadores da CPRM
A geóloga Lucy Chemalle, representou o diretor Roberto Ventura no evento. Ela apresentou as novas perspectivas de prospecção de terras raras no Brasil. Também participaram do seminário, a chefe da Assessoria Internacional, Maria Glícia Coutinho; e do chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória, Gerson Manoel Muniz de Matos. 

Durante a apresentação Chemale explicou o andamento das ações que a CPRM está desenvolvendo para mapear e avaliar o potencial desses minerais estratégicos. Ela citou ainda o contexto geológico, ocorrências e os depósitos. A geóloga destacou que a CPRM está identificando novas áreas de pesquisa e reinterpretando dados de projetos históricos da empresa.

O seminário é um desdobramento de ações anteriores que resultaram no relatório do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Minerais Estratégicos - GTI/MCTI-MME (2010) e contempladas no Plano Nacional de Mineração (PNM 2010-2030) e na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).

Confira a apresentação da geóloga Lucy Chemalle

A geóloga Lucy Chemalle representou a CPRM no debate