segunda-feira, outubro 14

Roberto Ventura ministra palestra sobre pesquisa mineral em áreas oceânicas


O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura, participa hoje (14/10) do Workshop Recursos Marinhos: Conceitos e Reconhecimento, em São Paulo (SP). O Workshop, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEAMar) da Unesp, pretende enfocar questões políticas, climáticas e reconstrução da paisagem em áreas costeiras e marinhas. Pela manhã, Roberto Ventura fez uma apresentação sobre pesquisas minerais em áreas oceânicas realizadas pela CPRM.

Pesquisa no Mar A pesquisa e o desenvolvimento de áreas oceânicas e costeiras têm levado o Brasil a formular uma série de ações. Soma-se a isto uma extensa costa litorânea que compreende aproximadamente 8 mil km e poderia chegar ao controle jurisdicional sobre uma área marinha de 4,5 milhões de km2. Isto representa mais da metade da área emersa do território brasileiro, que é de 8,5 milhões de km2. Para tanto, o conhecimento das características naturais deste universo, aliada a potencialidade que isto significa em termos econômicos e sociais, inclui este tema como prioridade na exploração sustentável dos recursos do mar. O estudo da exploração do Mar também integra linhas de ação nas áreas de Petróleo, Gás, Carvão Mineral, Biodiversidade e Recursos Naturais.

As recentes descobertas de hidrocarboneto em áreas do pré-sal, existência de hidratos, fosfatos, nódulos polimetálicos e sulfetos em áreas nacional e internacional, reforçam a necessidade da criação de cursos de reciclagem e formação. As Geociências em todos os seus aspectos possibilitarão conhecer melhor o solo exposto e o submerso, permitindo conhecer potencialidades geológicas para produção de energia e minérios entre outros. As respostas às essas questões passam pela formação de recursos humanos qualificados atuantes nas diferentes áreas da ciência do mar.