quinta-feira, outubro 3

Estudantes de escola técnica visitam escritório do Rio de Janeiro

O geógrafo Marcelo Dantas apresenta a geologia
ambiental da CPRM

Alunos do ensino médio técnico em meio ambiente do Instituto de Cultura Técnica (ICT), de Volta Redonda (RJ), visitaram, na quarta-feira (2/10) o prédio histórico da CPRM no Rio de Janeiro. A visita guiada por Rosa Pires, do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (Derid), contou ainda com palestra do geógrafo Marcelo Dantas, que apresentou o trabalho de geologia ambiental da instituição. Os estudantes também conheceram o acervo de minerais, rochas, fósseis e meteoritos do Museu de Ciências da Terra que está participando da 7ª Primavera dos Museus este mês.

Durante palestra, Marcelo Dantas lembrou do histórico da CPRM em trabalhos na área de geologia ambiental. “É uma história de conhecimento acumulada na CPRM por mais de duas décadas.” O geógrafo apresentou estudos voltados para zoneamentos ecológicos e econômicos; geodiversidade e estudos aplicados para elaboração de geoparques.

“Essa é uma visita técnica para complementação do conteúdo em sala de aula. A excursão também tem o objetivo de deixar a matéria mais dinâmica”, explica a professora Márcia Vieira. Ela disse que já esteve outras vezes na CPRM trazendo diferentes grupos de alunos. “Sempre que eu posso eu trago os estudantes. Acho muito importante e adoro o conteúdo que a empresa pode oferecer”, avalia.


O estudante Mateus Maia destaca que a palestra foi de grande importância porque lhe trouxe a oportunidade de ouvir profissionais que já atuam na área que ele estuda. “Acredito que a apresentação enriqueceu bastante o nosso conhecimento”. Maia também avaliou a visita ao Museu. “Vimos coisas inéditas e um acervo muito rico. Achei bem interessante”.


Os estudantes conheceram o Museu de Ciências 
da Terra
Alunos do Instituto de Cultura Técnica (ICT)