sexta-feira, outubro 18

Estande da CPRM atrai público durante o XXIII Congresso Brasileiro de Paleontologia

Alessandra Rahel e o geólogo Michel Marques Godoy 
no estande da CPRM 

Durante o XXIII Congresso Brasileiro de Palentologia, que aconteceu de 13 a 17 de outubro em Gramado (RS), o estande da CPRM prestou apoio técnico a estudantes e profissionais presentes no evento, realizou sorteios de livros entre os participantes e recebeu autores. O congresso contou ainda com apresentação de trabalhos realizados por pesquisadores da CPRM.

Entre as atrações, o estande da CPRM recebeu as autoras do livro “Paleontologia das Bacias do Parnaíba, Grajaú e São Luís”, lançado em 2009, Maria Eugenia Marchesini e Marise Sardenberg. Maria Eugenia atuou na CPRM de 1970 a 1992 onde participou de trabalhos na comissão da Carta Geológica da América do Sul, e também em projetos de pesquisa de carvão, fosfato e sulfetos, entre outros. No período de 1993 a 1994, atuou como consultora do Serviço Geológico do Brasil. Marise trabalhou como paleontóloga da CPRM entre as décadas de 1970 a 2000, especializando-se em pesquisas sobre peixes do Cretáceo do Brasil e bacias sedimentares brasileiras.

Foram apresentados durante o congresso, pelo paleontólogo Rafael Costa da Silva (DIPALE/RJ), os trabalhos “Novas Abordagens para Estudos de Fossildiagênese: o caso dos mastrodontes de Araxá, Minas Gerais, Brasil” e “O Mistério dos Mastodontes de Araxá, Minas Gerais, Brasil: uma investigação bioestratinômica”.

Já Dandara Bustamante, estagiária de biologia da Divisão de Paleontologia (DIPALE/RJ), apresentou o trabalho “Ocorrência de uma Grande Tartaruga Terrestre (Cryptodira, Testudinidae) no Pleistoceno da Bahia”. 


Dandara Bustamante durante apresentação de trabalho
Marise Sardenberg Salgado, Rafael Costa da Silva 
Maria Eugenia Marchesini com o livro “Paleontologia 
das Bacias do Parnaíba, Grajaú e São Luís”