quarta-feira, outubro 23

CPRM participa de Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem na Bahia


Assessor Clodionor Araújo presidindo a mesa   

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram do XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) de 13 a 18 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A agricultura da região motiva ótimas interlocuções para o desenvolvimento sustentável regional e nacional, tendo o Aquífero Urucaia como a “Caixa D’água”, considerado fator de sobrevivência para os melhores negócios da agricultura irrigada na produção de alimentos.

O assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, Clodionor Araújo e os técnicos da Superintendência Regional de Salvador(Sureg-SA), responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos no Aquífero, Amilton de Castro Cardoso, Cristiane Neres Silva, Cristovaldo Bispo dos Santos, Juliana Mascarenhas Costa e Leanize Teixeira Oliveira participam do evento.

Equipe da CPRM no Congresso
Vários participantes do Congresso destacaram a importância da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS), especialmente na Conferência Reservação e Alocação Negociada de Água Para a Agricultura Irrigada, coordenada por Clodionor Araújo. O assessor fez apresentação na Oficina Recarga de Aquíferos, Prospecções, Gestão e Aproveitamento das Águas Subterrâneas em Favor da Agricultura Irrigada.


A convite da Associação dos Irrigantes da Bahia (AIBA), em parceria com ANA, CODEVASF, Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (SEMA), os profissionais da CPRM participaram de uma reunião para conhecer iniciativas das Instituições. Ficou acordado que será realizado um workshop no início de 2014, com o tema Gestão Integrada do Aquífero Urucuia.

Apresentação da Rede RIMAS pela pesquisadora
em geociências Leanize  Oliveira