terça-feira, outubro 29

Alunos de geologia apresentam versão preliminar da Folha de Monte Bonito

O professor Viter detalha a execução do mapa

No dia 28, foi apresentado na sala de reuniões da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), o mapa geológico preliminar da Folha de Monte Bonito, na escala 1:50.000.

A apresentação foi feita pelos alunos do curso de graduação em engenharia geológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), acompanhados pelo orientador do mapeamento, professor Viter Magalhães Pinto e do coordenador do curso professor Luis Henrique Ronchi.

O trabalho é fruto de cooperação técnica entre a CPRM e a UFPEL e conta com o apoio técnico de geólogos da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) e da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride) da Sureg-PA, durante as etapas do trabalho de mapeamento geológico necessário para a conclusão do curso de graduação.

O Mapa Geológico está sendo executado seguindo a metodologia da CPRM e será disponibilizado no banco de dados da CPRM - Geobank .

A Geremi avalia positivamente o mapa preliminar apresentado com destaque para a separação de seis unidades de granitóides e da identificação de três fases de deformações.

O mapa final está previsto para ser lançado em fevereiro de 2014, quando se encerra o semestre letivo daquela escola. 

Técnicos da Sureg-PA acompanham a apresentação