terça-feira, setembro 17

Técnicos de Minas Gerais aprendem a analisar áreas de risco

O coordenador-executivo do Deget-CPRM,
geólogo Jorge Pimentel
Dando continuidade ao curso “Capacitação de Técnicos para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais” para técnicos de defesas civis do estado de Minas Gerais, a equipe de instrutores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ministrou, nesta terça-feira, 17/09, aulas abordando os temas: roteiro metodológico para análise de risco e mapeamento de áreas de risco em setores de encosta e de baixada; identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações; e sistema de cadastro de deslizamentos e inundações.

O curso faz parte de um projeto da CPRM de capacitação de técnicos de defesas civis para atuar nas regiões sujeitas a vários tipos de eventos de desastres naturais, principalmente nas áreas onde a ocupação urbana e rural se estabelece de forma desordenada provocando ou agravando os efeitos destes eventos.

Até o momento, a CPRM já ministrou o curso para mais de 1300 técnicos. A atividade, que teve início em 2007 pelo Departamento de Gestão Territorial da CPRM (Deget), passou a figurar como parte do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais”, criado pelo Governo Federal. A iniciativa é uma resposta aos desastres naturais que têm ocorrido frequentemente  no país fazendo vítimas e causando grande prejuízos. O desafio do programa é mapear 821 municípios até 2014 em todo o território brasileiro.


O curso, que está ocorrendo de 16 a 20/09, na Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM, é uma parceria entre a instituição e a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.