segunda-feira, setembro 30

Importância da doação de sangue é debatida no Rio de Janeiro

Elisa Sales debate a importância da doação de sangue

O Centro de Saúde da CPRM, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio), realizou palestra sobre a importância da doação de sangue para os colaboradores da empresa. A funcionária do Hemorio Elisa Sales discutiu, nesta quarta-feira (25/9), sobre quem pode doar sangue e quais os benefícios para o doador e o receptor. A campanha de doação será realizada nos dias 2 e 4 de outubro com o apoio de deslocamento do Hemorio.

Durante a palestra Elisa Sales detalhou o passo a passo de quem participa da campanha como doador. “O primeiro passo é a recepção, onde o paciente entrega um documento de identificação com foto; para, em seguida, fazer um cadastro junto ao Hemorio com algumas perguntas eliminatórias; o terceiro passo é a triagem clínica, onde são feitos os exames e o técnico de enfermagem faz um diálogo para saber mais detalhes sobre a saúde do doador; por fim é realizada a coleta e o paciente recebe um lanche para repor as energias”, explica.

Funcionários participam com perguntas durante palestra
A chefe do Centro de Saúde Renata Barros conta que a campanha de doação de sangue já é uma tradição da empresa. “No ano passado tivemos cerca de 80 doadores. Este ano temos uma meta de ultrapassar este número. Os empregados já tem consciência da importância da doação em salva vidas”, disse. Segundo ela, essa campanha faz parte do calendário do Ministério da Saúde e, neste ano, ainda realizará mais três eventos. “Teremos a campanha do Dia do Coração (30/9); o Dia da Alimentação (16/10) e o Dia da Saúde Bucal, no final do mês de outubro”, divulga.


O empregado que desejar participar da campanha de doação de sangue deve procurar o Centro de Saúde Ocupacional para inscrição e agendamento.