quinta-feira, agosto 1

Oficina debate novas estratégias de abordagem sobre questões de Gênero e Raça na empresa

Abertura do evento

O Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, em parceria com a Eletronorte, promove no escritório do Rio de Janeiro, entre os dias 31 de Julho e 1º de agosto, oficina para elaboração do plano de ação da instituição que será executado na 5ª Edição do Programa de Pró-equidade de Gênero e Raça. A oficina reúne representantes de diversas áreas da empresa, que vão participar da elaboração da proposta.


A abertura do evento contou com a presença da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester Virzi; do assessor da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), João Orban, que na ocasião, representou o diretor Eduardo Santa Helena; da coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider; e das consultoras da Eletronorte Maria da Conceição e Anabelle Carrilho.

Representantes de diversas áreas da empresa
 participam da oficina
A consultora Maria Conceição falou sobre a importância do planejamento como ferramenta de gestão e execução do plano de trabalho que está sendo elaborado. “Queremos passar um pouco da experiência da Eletronorte e a importância de se elaborar uma proposta que tenha participação coletiva”, disse a consultora.

Durante a oficina, Anabelle Carrilho apresentou dados sobre a inserção das mulheres nas geociências e mineração no Brasil. “É uma ramo da economia que começa a ser ocupada pelas mulheres. O estudo faz um recorte temporal da atuação das mulheres no setor nos últimos 20 anos”, destaca Anabelle.

O evento busca discutir estratégias para elaboração
de um plano de trabalho na empresa
Para Sandra Schneider o desafio do plano de trabalho é fortalecer o trabalho que está sendo desenvolvido pelo comitês regionais, respeitando a realidade de cada unidade regional. Schneider destacou ainda que outra meta é tornar as ações afirmativas dentro da CPRM referência para outras empresas. “Essa inciativa busca focar em ações concretas e permanentes que irão contribuir para difundir uma nova cultura na empresa”, avalia.

Entre as atividades da oficina, o grupo está participando de palestras e discussões que abordam questões de gênero, raça, discriminação, desigualdades e ações afirmativas, além de conhecerem estatísticas e indicadores de gênero e raça no País, e orientações para o planejamento do plano de trabalho do comitê da empresa para os próximos anos. A oficina faz parte do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a CPRM e a Eletrobrás/Eletronorte.

Grupos de discussão abordam conceitos de
 gênero e raça
O Programa de Pró-Equidade de Gênero de Raça é uma iniciativa do Governo federal, executado pela Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM). O programa busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas e instituições por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.