quarta-feira, julho 3

Pesquisadores participam de treinamento com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Abertura do treinamento

Na semana passada a Superintendência Regional de São Paulo sediou treinamento referente à metodologia adotada para geração das Cartas de Suscetibilidade, ministrado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Participaram do treinamento 25 técnicos da CPRM, incluindo os profissionais que já atuam na área de Suscetibilidade e os novos pesquisadores que irão compor a equipe à partir do segundo semestre.

O objetivo do treinamento é conhecer, entender e absorver a metodologia utilizada pelo IPT na elaboração dos pré-mapas de suscetibilidade. Durante o treinamento, além do ArcGis, foram utilizados vários softwares como o TerraView, TerraViewHidro, Sinmap, Hidroflow, Hand e Spring. “Além da capacitação na modelagem das cartas de suscetibilidade, o treinamento marca o início de uma grande parceria técnica-científica entre as instituições na área de suscetibilidade”, destaca a geóloga Sandra Fernandes da Silva, Coordenadora Nacional de Suscetibilidade. 


O treinamento reuniu 25 pesquisadores
da CPRM
A abertura do treinamento contou com presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio; do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI) Antônio Carlos Bacelar; e do superintendente, José Carlos Garcia Ferreira.