quarta-feira, fevereiro 20

Pesquisador destaca importância de conhecimento dos solos para prevenção de desastres naturais

Engenheiro durante palestra

O engenheiro agrônomo da CPRM Edgar Shinzato destacou a importância dos solos para o mapeamento de áreas de suscetibilidades durante o ciclo de palestras que está sendo realizado no escritório do Rio de Janeiro.   A palestra faz parte do curso de treinamento da equipe de especialistas da empresa, que vão elaborar este ano 100 mapas de suscetibilidades, até 2014, 286 municípios vão receber o estudo.  


Shinzato falou sobre o problema de alagamentos, e citou a matéria orgânica como agente importante para causa do problema. Ele também explicou processos de formação de solos e suas formas de classificação. “Leva-se mais de 10 mil anos para se formar cerca de 1 cm de solo. Então o homem é capaz de mudar a superfície, mas só os fatores tempo, clima, relevo, material de origem e organismos do espaço são capazes de muda-lo por completo”, esclareceu o engenheiro.

Shinzato apresentando estudos
A primeira etapa do curso termina hoje (20/02), com palestras sobre hidrologia, que aborda enchentes e inundações, e metodologia para confecção das cartas.  Amanhã começa o treinamento de campo em Santa Maria Madalena (RJ), onde  a CPRM já elaborou mapa de suscetibilidade no município.

Os mapas de suscetibilidades elaborados pela CPRM estão inseridos nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Casa Civil da Presidência da República.