segunda-feira, fevereiro 18

Banco de dados vai reunir informações sobre projetos de geologia marinha

Equipe que participa da  implementação do sistema

O sistema vai armazenar dados sobre projetos de geologia marinha que a CPRM desenvolve na plataforma continental jurídica brasileira  e em águas internacionais  do Atlântico. A ferramenta trará informações sobre  abrangentes de caracterização dos sedimentos e rochas do assoalho oceânico, como granulometria, geoquímica, mineralogia e petrologia e em breve estará disponível para consulta da comunidade acadêmica e da sociedade no GEOBANK - Banco de Dados Institucional da CPRM, vinculado a outras bases de dados como geoquímica, litotecas e recursos minerais.

Os idealizadores do sistema tiveram a preocupação em compor as bibliotecas do banco de dados com os conceitos mais modernos e de uso internacional no âmbito da Geologia Marinha. O analista de sistema da CPRM  Carlos Marinho, responsável pelo desenvolvimento do sistema, realizou  no  Recife,  no período de 05 a 07 de fevereiro, treinamento com a equipe dos projetos da Plataforma Continental Rasa do Brasil. Na ocasião,  foram inseridas as primeiras informações de estudos realizados  no litoral  do  Ceará e Rio Grande do Norte.  O treinamento teve  como objetivo testar o sistema para homologação.  Em março  será a vez dos pesquisadores  que atuam  em projetos  de pesquisa em águas internacionais  participarem do treinamento.

O sistema foi modelado conceitualmente pelo Departamento de Recursos Minerais (DEREM) em  parceria com  a Divisão de Geologia Marinha  (DIGEOM), e  Divisão de Geoprocessamento (DIGEOP),  sob a coordenação, respectivamente, das pesquisadoras  Hortencia Assis e Suely Gouveia,  com a consultoria do Prof. Landim da Universidade Federal da Bahia  (UFBA).