segunda-feira, novembro 26

Representantes de países do Mercosul discutem atividades minerais do continente

Representantes dos países do Mercosul e
países associados
Discutir e analisar as perspectivas e diretrizes das atividades minerais deste e do próximo ano. Este foi o objetivo do encontro realizado durante os dias 22 e 23 de novembro, no escritório do Rio de Janeiro da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), entre a instituição e representantes dos países do Mercosul, no âmbito do Subgrupo de Trabalho – 15 (SGT-15) - Geologia, Mineração e Transformação Mineral, coordenado pela Rosa Pirez do Departamento de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Derid).

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Carlos Nogueira da Costa Junior, fez a abertura do evento, saudando os participantes e, em especial, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Maria Glícia Coutinho. Nogueira destacou o importante papel que a CPRM tem recebido do Governo atualmente, através da presidente Dilma Rouseff, parabenizando a instituição pela atuação.

O subgrupo de trabalho em discussão
Os projetos de cartografia geológica e recursos minerais das áreas de fronteiras do Brasil foram apresentados pela chefe da Assuni, que deu destaque aos mapas concluídos da América do Sul e aos que ainda estão em execução. Maria Glícia ressaltou o trabalho “fundamental” de mapeamento aerogeofísico, todo refeito em alta resolução, e a integração que o serviço de banco de dados Geobank aplica. Informou ainda que a CPRM está trabalhando com novas expedições no Atlântico Sul, visando o estudo da geologia e a evolução desses ambientes.

“Hoje os países do Mercosul têm domínio das aplicações da tecnologia moderna em mapeamento geológico. Essa é uma oportunidade de trabalharmos com uma linguagem única, relacionada ao nível do conhecimento geológico de todo o continente”, ressaltou. Os resultados desse trabalho são disponibilizados em mapa geológico, em escalas continentais, através da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CCGM). Em complemento, o projeto “One Geology” disponibiliza esses conhecimentos para a sociedade por meios digitais, via internet.

Maria Glícia Coutinho representa a CPRM
Foi discutido também o protocolo de práticas sociais na mineração, com foco na sustentabilidade das áreas submetidas às atividades mineiras e na criação de opções sustentáveis para populações locais. Para o chefe do departamento de Geologia do Servicio Geológico y Minero Argentino (Segemar), José Mendía, as metas da reunião foram alcançadas, com discussões de todos que estava previsto em Ata. “Reafirmamos o acordo de continuar trabalhando de uma forma conjunta com os países associados e membro do Mercosul, e para se ter uma geologia ainda mais integrada de toda América do Sul”, concluiu.