quarta-feira, outubro 31

Congresso avançou nas discussões sobre futuro das águas subterrâneas

Debate sobre o futuro do Sistema Nacional de Gestão
de Recursos Hídricos
O XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, realizado em Bonito, na semana passada, atraiu cerca 800 participantes, entre pesquisadores, profissionais de ciências da terra e estudantes universitários que acompanharam discussões de mais de 80 temas que abordaram o protagonismo da água subterrânea para o desenvolvimento do País. Valdir Duarte Costa Filho, pesquisador da CPRM foi eleito para presidir a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) durante o biênio 2013/2014. A próxima edição do congresso será em 2014, Belo Horizonte e Campinas estão na disputa para sediar o evento.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) teve atuação de destaque durante o encontro. Nossos pesquisadores apresentaram mais de 40 trabalhos de nas sessões técnicas, além da participação ativa em conferências, painéis, mesas redondas e palestras. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, foi um dos debatedores do talk show que discutiu o futuro do Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos. O debate moderado por Patrícia Helena Boson, da FIEMG, contou com a participação do pesquisador Francisco de Assis de Souza Filho; de António Chambel, de Portugal; Percy Soares, da CNI; e Paulo Lopes Varella Neto, da Agência Nacional de águas (ANA).
Na ocasião, os debatedores discutiram a importância das políticas públicas, os entraves, fragilidades institucionais e a implementação de instrumentos de gestão mais eficiente. Sampaio fez uma reflexão sobre a necessidade de se estender o debate à sociedade. “Temos que ter uma interação maior entre as esferas federal, estadual e municipal”, defendeu o diretor.
Entrega do Prêmio Aldo Rebouças


Prêmio Aldo Rebouças - na edição deste ano, a homenagem foi para a turma de geologia de 1962 da Universidade Federal de Pernambuco, reconhecida por ter formado dezenas de profissionais que se destacaram na área da hidrogeologia. O prêmio foi entregue ao professor Waldir Duarte da Costa, um dos expoentes da turma.