terça-feira, agosto 17

Superintendente de Manaus discursa sobre ações do CPRM na Assembleia Legislativa do Amazonas

Superintendente Marco Oliveira


A Sessão Especial realizada na terça-feira (14/8), pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), homenageou os 43 anos do Serviço Geológico do Brasil. O deputado Sinésio Campos, autor da sessão entregou ao superintendente Marco Antônio Oliveira, placa de honra ao mérito pelos trabalhos realizados em favor do estado do Amazonas e do país. Destacou e também homenageou o engenheiro hidrólogo Daniel Oliveira e o técnico de hidrologia João Bosco Alfenas pelas pesquisas relacionadas ao monitoramento dos rios do Estado.

Em discurso, Marco Antônio Oliveira, relembrou a fundação da CPRM e sua missão. “a CPRM foi fundada em 1969, como empresa de economia mista, com a missão de empreender a exploração mineral e descobrir jazidas em favor da riqueza do Brasil”, disse. Relatou em seguida que a transformação para empresa pública, em 1994, mudou a perspectiva do Governo brasileiro a respeito dos recursos minerais. “os recursos minerais passaram a fazer parte da estratégia econômica do país, o que trouxe avanços significativos para os levantamentos geológicos e aerogeofísicos”, afirmou.

Ainda sobre os levantamentos geológicos, Oliveira ressaltou que a área mapeada no Brasil, a partir de 2003, alcançou mais que o dobro de tudo o que foi executado em duas décadas anteriores. Citou ainda o projeto cartografia da Amazônia lançado em 2008, como um dos mais importantes lançados nesta área de pesquisa.

A prevenção dos desastres naturais, também foi tema destacado pelo superintendente, reafirmando a importância social dos projetos que envolvem o monitoramento de cheias e vazantes e o mapeamento das áreas de risco geológico do país.