sábado, julho 10

Departamento de Hidrologia realiza treinamento com modernos equipamentos



Abertura do treinamento contou com presença
do chefe do Dehid, Frederico Peixinho
Equipes da área de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão participando, esta semana, de treinamento para medição de vazão de rios com  novos equipamentos acústicos  - S5 e Flow Tracker - adquiridos pela CPRM para  projetos que envolvem  bacias experimentais. Técnicos que atuam nos Sistemas de Alerta Hidrológico também estão participando do treinamento.


O treinamento começou nesta segunda-feira (9/7), no Escritório do Rio de Janeiro, com apresentação teórica dos métodos de medição e dos equipamentos. Durante a semana, técnicos irão participar de aulas práticas nas estações Pedro do Rio e Rocio, em Petrópolis. O treinamento inclui análise dos dados coletados nas estações.

Estudos integrados em bacias experimentais e representativas estão sendo desenvolvidos na região serrana do Rio de Janeiro, pelo Departamento de Hidrologia (Dehid); no cerrado e semi-árido mineiro, pela Superintendência de Belo Horizonte; e zona da mata e caatinga (Bacia Escola de Catu), pela Superintendência de Salvador. Em todos os projetos, a CPRM atua em conjunto com universidades, e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Segundo o chefe do Dehid, Frederico Peixinho, que participou da abertura do evento. O curso reafirma o compromisso da CPRM com a hidrologia. Peixinho acredita na melhoria do trabalho com o uso dessas novas ferramentas. “Estamos dando um salto e temos que assimilar novas formas e métodos de trabalho”, avaliou Peixinho.

Além de técnicos do Dehid, estão participando do curso, analistas e pesquisadores em geociências lotados em Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Teresina, Porto Velho, São Paulo e Manaus; técnicos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Companhia Estadual de Águas e Esgotos do rio de Janeiro     (Cedae).