segunda-feira, maio 10

Técnicos discutem melhorias na operação da rede hidrometeorológica em Minas Gerais


Na reunião, discutiu-se melhorias nos trabalhos de campo
Para avaliar os trabalhos executados em Minas Gerais no fornecimento de dados para a Rede Hidrometeorológica Nacional, ocorreu nessa quarta-feira (09/05), na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) uma reunião com os hidrotécnicos que operam a rede no estado. O encontro foi coordenado pelo engenheiro hídrico da Gerência de Recursos Hídricos e Gestão Territorial (Gehite) da Sureg-BH, Frederico Ernesto Coelho, e teve como objetivo estabelecer uma ponte entre o trabalho de campo em Minas Gerais e o de escritório.


Durante o encontro, os técnicos tiveram a oportunidade de trazer informações de campo e sugestões de melhorias que subsidiarão os próximos trabalhos a serem realizados. A partir das informações dos hidrotécnicos, a Gehite realiza estudos visando proporcionar melhores condições de trabalho no campo e solução para os problemas reportados.

As reuniões com os hidrotécnicos ocorrem mensalmente e propiciam um constante aperfeiçoamento da operação da rede.

Rede Hidrometeorológica Nacional

 A CPRM opera cerca de 80% da rede hidrometeorológica nacional, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). A operação se dá por meio do monitoramento de um conjunto de estações distribuídas por todo o país, que fornece dados quantitativos e qualitativos dos rios nacionais, índices pluviométricos e parâmetros climáticos.

 Com essas estações é possível mensurar o volume de chuvas, a evaporação da água, o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e a qualidade das águas em estações respectivamente relacionadas: pluviométricas, evaporimétricas, fluviométricas, sedimentométricas e de qualidade da água.