sexta-feira, dezembro 16

Superintendência do Recife comemora bons resultados


Garimpo nas proximidades do Açude Chapéu em Parnamirim-PE
O ano de 2011 foi considerado pela Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE) um dos mais profícuos. Com atuação nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a Sureg executou projetos nas áreas de geologia, recursos minerais, geologia marinha, hidrologia, hidrogeologia e gestão territorial.


Através do Programa Geologia do Brasil (PGB), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, foram desenvolvidas atividades de mapeamento geológico e de avaliação de recursos minerais. Em 2011 foram concluídas as folhas Santa Cruz do Capibaribe (PE), Boqueirão (PB) e Currais Novos (RN), todas na escala 1:100.000.

Foram finalizadas, também, as duas últimas folhas do Mapa Hidrogeológico do Brasil com escala 1:1.000.000 – as Folhas Recife e Natal. No campo das parcerias, a superintendência atuou, dentre outras, junto à Agência Nacional de Águas (ANA) – em 195 estações hidrológicas – e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – em cooperação técnica para abastecimento de 52 agrovilas, no semi-árido no Rio Grande do Norte, e beneficiando cerca de 12 mil pessoas.

Área potencial para exploração de rocha ornamental, Capoeiras-PE
No campo da geologia marinha, a Sureg-RE deu continuidade à participação no levantamento do território marinho de águas rasas, realizado ao longo de todo o litoral do Brasil. Entre as atividades estão os projetos da Plataforma Continental Rasa Oeste e Leste de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da Plataforma Continental Insular do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Para 2012 estão previstos, entre outros projetos, a construção da Litoteca Regional de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e a conclusão do Mapa de Geodiversidade do Estado da Paraíba e do Mapa Geológico do Estado de Alagoas. Além disso, está programada a conclusão de sete novas folhas localizadas nos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.