terça-feira, novembro 8

Palestra aborda conhecimento geológico da região do Bloco Gavião e do território mineiro

Técnicos debatem tema com palestrante

Com objetivo de debater características geológicas da região que abrange o Bloco Gavião, na Bahia, e sua correlação com uma parcela da geologia do estado de Minas Gerais, no dia 4 de novembro, técnicos da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), acompanharam a palestra “O Embasamento Arqueano-Paleoproterozóico do Bloco Gavião, Bahia: petrologia, litogeoquímica, geocronologia, arcabouço estrutural e contexto metalogenético”.



Ministrada pela geóloga-doutora Simone Cruz, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a palestra abordou a geologia do Bloco Gavião e sua correspondência com unidades continuadas em território mineiro, dentro do atual estágio do conhecimento geológico, geocronológico e petrológico do Mapa Geológico do Estado de Minas Gerais que será lançado em 2012.


Marco Antônio Fonseca e Simone Cruz


Falando sobre a abordagem da pesquisa da professora Simone Cruz, o gerente de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) da Sureg-BH, Márcio Silva, destacou que a palestra foi bastante rica em informações geológicas e geoquímicas, devido ao grande volume de dados apresentados. “As informações contidas na apresentação contribuíram para uma melhor elucidação dos problemas geológicos da área de estudo que abrange os dois estados”, disse Silva. Após a palestra ocorreu um debate onde os técnicos da CPRM levantaram questões relacionadas aos dados apresentados durante a palestra.