quarta-feira, fevereiro 27

Representantes do Governo Federal visitam Maceió para acompanhar trabalho da CPRM no bairro Pinheiro

Representantes do Governo Federal durante reunião com o governador de Alagoas

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, o diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Antônio Carlos Bacelar, e o coordenador dos estudos da CPRM no Pinheiro, geólogo Thales Sampaio, se reuniram esta semana com a Prefeitura de Maceió, o governador de Alagoas, parlamentares e Ministério Público Federal. 

O primeiro compromisso da agenda foi com o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira. Durante a reunião, o diretor-presidente Esteves Colnago, informou que o cronograma de trabalhos da CPRM está sendo seguido rigorosamente e que os técnicos estão trabalhando para que as causas do fenômeno sejam esclarecidas o mais rápido possível. 
Segundo Esteves Colnago, além dos 53 técnicos que fazem parte do grupo de trabalho, a CPRM conta com a consultoria do Serviço Geológico Americano e utiliza equipamentos de última geração nas pesquisas. 

O vice-prefeito Marcelo Palmeira agradeceu o apoio do Governo Federal e destacou que a prefeitura está auxiliando o trabalho dos técnicos da CPRM. “Os agentes da Defesa Civil Municipal têm acompanhado os técnicos em todas as etapas e acreditamos que essa parceria tem sido fundamental para a execução dos trabalhos”, disse Palmeira. Em seguida, foi realizado encontro com o governador Renan Filho e o Comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira. 


Vice-prefeito Marcelo Palmeira agradeceu o apoio do Governo Federal

O governador enfatizou que, enquanto as causas não forem descobertas, cuidar da segurança da população é a prioridade do Estado. 

O secretário Alexandre Vidigal destacou que o bairro do Pinheiro é um assunto que está sendo tratado como prioridade dentro do Ministério de Minas e Energia. “Em nenhum momento a equipe técnica saiu do Pinheiro e os técnicos continuam trabalhando sem parar, até mesmo durante o Carnaval, para que os estudos sejam concluídos o mais rápido possível."

Os representantes do Governo Federal foram recebidos por parlamentares na Assembleia Legislativa de Maceió. Na ocasião, o diretor geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca, falou sobre as ações da agência. “A Agência Nacional de Mineração está exigindo estudos paralelos da Braskem para complementar o trabalho da CPRM. Tenham certeza de que todas as ações estão sendo tomadas pela ANM que acompanha de perto o caso”, afirmou Bicca. 

Os representantes do Governo Federal participaram também de reunião no Ministério Público Federal, com as procuradoras da República Niedja Kaspary, Roberta Bomfim e Cinara Bueno. O principal tema da conversa foi a importância da comunicação para manter diálogo transparente com a população sobre a situação do bairro. 


Representantes do Governo Federal estiveram no bairro Pinheiro
“O encontro que fizemos com as autoridades das três esferas do governo ressalta a transparência das nossas ações e deixa claro que o objetivo do governo federal é dar todo o apoio necessário para que os moradores do Pinheiro se sintam acolhidos”, destacou Alexandre Vidigal.

Após os encontros com as autoridades locais, os representantes do Governo Federal fizeram uma visita para conversar com moradores e verificar a situação do bairro do Pinheiro. Eles estiveram nos imóveis que apresentaram fissuras e trincas e nas ruas com afundamentos. 

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.



Leticia Peixoto
Assessoria de Comunicação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400