Representantes do Governo Federal durante reunião com o governador de Alagoas |
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, o diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Antônio Carlos Bacelar, e o coordenador dos estudos da CPRM no Pinheiro, geólogo Thales Sampaio, se reuniram esta semana com a Prefeitura de Maceió, o governador de Alagoas, parlamentares e Ministério Público Federal.
O primeiro compromisso da agenda foi com o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira. Durante a reunião, o diretor-presidente Esteves Colnago, informou que o cronograma de trabalhos da CPRM está sendo seguido rigorosamente e que os técnicos estão trabalhando para que as causas do fenômeno sejam esclarecidas o mais rápido possível.
Segundo Esteves Colnago, além dos 53 técnicos que fazem parte do grupo de trabalho, a CPRM conta com a consultoria do Serviço Geológico Americano e utiliza equipamentos de última geração nas pesquisas.
O vice-prefeito Marcelo Palmeira agradeceu o apoio do Governo Federal e destacou que a prefeitura está auxiliando o trabalho dos técnicos da CPRM. “Os agentes da Defesa Civil Municipal têm acompanhado os técnicos em todas as etapas e acreditamos que essa parceria tem sido fundamental para a execução dos trabalhos”, disse Palmeira. Em seguida, foi realizado encontro com o governador Renan Filho e o Comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira.
Vice-prefeito Marcelo Palmeira agradeceu o apoio do Governo Federal |
O governador enfatizou que, enquanto as causas não forem descobertas, cuidar da segurança da população é a prioridade do Estado.
O secretário Alexandre Vidigal destacou que o bairro do Pinheiro é um assunto que está sendo tratado como prioridade dentro do Ministério de Minas e Energia. “Em nenhum momento a equipe técnica saiu do Pinheiro e os técnicos continuam trabalhando sem parar, até mesmo durante o Carnaval, para que os estudos sejam concluídos o mais rápido possível."
Os representantes do Governo Federal foram recebidos por parlamentares na Assembleia Legislativa de Maceió. Na ocasião, o diretor geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca, falou sobre as ações da agência. “A Agência Nacional de Mineração está exigindo estudos paralelos da Braskem para complementar o trabalho da CPRM. Tenham certeza de que todas as ações estão sendo tomadas pela ANM que acompanha de perto o caso”, afirmou Bicca.
Os representantes do Governo Federal participaram também de reunião no Ministério Público Federal, com as procuradoras da República Niedja Kaspary, Roberta Bomfim e Cinara Bueno. O principal tema da conversa foi a importância da comunicação para manter diálogo transparente com a população sobre a situação do bairro.
Representantes do Governo Federal estiveram no bairro Pinheiro |
Após os encontros com as autoridades locais, os representantes do Governo Federal fizeram uma visita para conversar com moradores e verificar a situação do bairro do Pinheiro. Eles estiveram nos imóveis que apresentaram fissuras e trincas e nas ruas com afundamentos.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos.
Leticia Peixoto
Assessoria de Comunicação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400