segunda-feira, janeiro 21

Museu de Ciências da Terra da CPRM apresenta: “De Férias no Museu”

Divulgação da exposição 'De Férias no Museu'


O programa do MCTer “Museu em Movimento” inicia suas exposições itinerantes de 2019 no dia 22 de janeiro com o tema ‘De Férias no Museu’. A mostra ao ar livre ficará aberta ao público até o dia 28 de fevereiro, no estacionamento da CPRM (Av. Pasteur, 404. Urca) e funcionará de terça a domingo, das 10 às 16 horas. Por conta dos blocos de rua, nos dias 23 e 24 de fevereiro a exposição não funcionará. O objetivo do projeto é que o público possa interagir com uma seleção de amostras de um dos maiores acervos de fósseis, rochas e minerais do Brasil, incluindo um esqueleto de dinossauro em tamanho natural e uma réplica de titanossauro do paleoartista do Museu Nacional, Maurílio Oliveira que estará estreando. Além disso, serão oferecidas oficinas, jogos didáticos e quatro tendas temáticas.

A primeira tenda será destinada à curadoria de rochas e minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o público poderá manusear diversos exemplares. Nesse espaço, também acontecerá a atividade “Geologia no Cotidiano”, criação do Educativo do MCTer, cujo objetivo principal será aproximar a geologia da sociedade. A segunda tenda será dedicada à curadoria de paleontologia que contará com materiais que fazem parte da exposição permanente do Museu de Ciências da Terra, como ovos, coprólitos, réplicas e um setor de escavação de fósseis. A terceira e quarta tenda terão atividades da biblioteca infantil, além dos espaços: “Crie a sua história”, “Monte o seu Museu de Ciências da Terra” e “Curiosidades do Serviço Geológico do Brasil”. Por fim, haverá também um passeio mediado pelos jardins contando a história do museu e de sua arquitetura.


Réplica do Prestosuchus
Para o curador da mostra, Rodrigo da Rocha Machado, a missão do museu é coletar, interpretar e disseminar as geociências e a exposição deverá estimular e satisfazer a curiosidade do público, com uma ampla variedade de recursos educacionais. “As pessoas podem moldar sua própria experiência de acordo com o seu gosto pessoal e estilo de aprendizagem: olhando, aprendendo, fazendo e compartilhando”, explicou Rodrigo.

A gestora do Museu de Ciências da Terra, Nathalia Winkelmann Roitberg, afirmou que a proposta é incluir as pessoas na ciência e contar o que o MCTer e a CPRM fazem. Segundo ela, haverá um espaço onde as pessoas poderão construir um novo museu, aproveitando a temática sobre a sua reconstrução e revitalização. “A tenda sobre curiosidades do Serviço Geológico do Brasil contará com a contribuição de setores da CPRM que já estiveram integrados em itinerância com o museu no ano passado no Museu do Amanhã, em prol da divulgação geocientífica. O DEGET (Departamento de Gestão Territorial), a Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), o Departamento de Hidrologia (DEHID) e a Divisão de Cartografia (DICART) estarão com o MCTer compondo essa exposição que também demarca os 50 anos da CPRM”, complementou Nathalia.



Texto: Lorena A A da Costa
Revisão: Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400