sexta-feira, janeiro 18

Mapa Geotectônico-Geocronológico da Bahia, produzido em parceria com a CPRM, é lançado em evento de aniversário da CBPM.

Equipe executora do projeto Mapa Geotectônico-Geocronológico do Estado da Bahia

Em ação conjunta, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) lançaram, no dia 18 de dezembro de 2018, o Mapa Geotectônico-Geocronológico do Estado da Bahia (versão preliminar) em escala 1:1.000.000 e o livro Estruturas Geológicas Brasileiras. A cerimônia foi realizada em evento comemorativo ao 46º aniversário da CBPM, em sua sede, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Estiveram presentes os colaboradores das instituições envolvidas, além de profissionais de entidades parceiras, como a UFBA, e da iniciativa privada. Na solenidade, o professor Johildo Salomão Figueiredo Barbosa (UFBA/CPBM), coordenador-geral do projeto, fez uma breve explanação sobre os produtos e esclareceu que o material será finalizado em 2019, acompanhado por uma nota explicativa.

O mapa foi produzido pela geóloga da CBPM, Rejane Lima e pelos pesquisadores da CPRM Jocilene dos Santos Santana e Basílio Elesbão da Cruz Filho (SUREG-AS). O projeto conta com a expertise de consultores das duas empresas e com a contribuição de universidades como a UFBA, USP, UFMG e UFOP. Basílio Filho destacou a importância da cooperação e intercâmbio entre profissionais da CPRM, da CBPM e das universidades para o êxito de um mapa que integra diversas informações geocientíficas.


Reginaldo Alves dos Santos, pesquisador da CPRM, falou sobre o livro lançado para auditório cheio

Também lançado no evento, o livro Estruturas Geológicas Brasileiras do geólogo Reginaldo Alves dos Santos, tem caráter fundamental para o entendimento da geologia estrutural. O conteúdo ilustra os diferentes tipos de estruturas geológicas e exemplifica as análises estruturais realizadas em afloramentos, isto é, em exposição de rochas na superfície da Terra. Os exemplos utilizados pelo autor são uma pequena amostra de sua longa e proveitosa carreira de 46 anos como pesquisador da CPRM. 


Ao longo desse período, Reginaldo executou, supervisionou e apoiou projetos de geologia básica e de pesquisa mineral em todas as regiões do Brasil, tendo sido, principalmente na última década, o principal instrutor de geologia estrutural nos cursos internos. Para Vladimir Medeiros, chefe da DIGEOB/CPRM, esta obra "representa uma grande contribuição tanto para a comunidade científica, quanto para os pesquisadores de cartografia geológica e estrutural do país".



Texto: Lorena A A da Costa
Revisão: Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400