segunda-feira, dezembro 10

CPRM realiza treinamento de QA/QC

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil durante a visita ao Laboratório SGSGEOSOL LTDA em Vespasiano/MG.

A Divisão de Geoquímica (DIGEOQ) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), promoveu o treinamento "Teoria Moderna da Amostragem e QA/QC aplicado e exploração mineral” entre os dias 26 a 30 de novembro, em Belo Horizonte. Participaram do treinamento dez geólogos/geoquímicos de nove unidades da CPRM.

O Curso foi ministrado pela Marcela Taina, geóloga do Instituto Minere. Marcela é QP (Quality Person) da Australian Institute of Geoscientists - Membership Nº 5181, ou seja, a pessoa responsável por implementar o programa de controle de qualidade da empresa, além de ser especialista em modelagem geológica, geoestatística, geoquímica, estimativa de recursos minerais, amostragem e QA/QC.

O curso teve como objetivo principal proporcionar aos pesquisadores da CPRM o primeiro contato com definições básicas que regem a Teoria Moderna da Amostragem, além de, conhecerem as definições de garantia de qualidade (QA) e controle de qualidade (QC) que regem os procedimentos de controle, adotados internacionalmente na exploração geoquímica.

Pesquisadores discutem sobre procedimentos de controle
 de qualidade das análises químicas durante o treinamento.
Durante o treinamento, os pesquisadores ainda tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório da SGSGEOSOL LTDA em Vespasiano/MG, conhecendo, na prática, a preparação física e química de amostras geoquímicas.

Realizar treinamentos de QA/QC com foco em nossos processos internos é fundamental para que Serviço Geológico do Brasil consiga, em um curto espaço de tempo, alcançar padrões de qualidade e parâmetros de controle de qualidade, afirma o chefe da Divisão de Geoquímica, geólogo Cassiano Castro.

Francisco Campos, da GEREMI-SP, destacou a extrema relevância do treinamento. “Não basta produzirmos dados, precisamos garantir que os dados produzidos tenham qualidade e isso só pode ser feito usando ferramentas de controle as quais foram apresentadas e amplamente discutidas no curso”, ressalta Francisco.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400