segunda-feira, novembro 5

Integra mobiliza unidades regionais


O mês de outubro foi especial para as unidades que realizaram o Integra CPRM. Ao longo do mês, cinco superintendências regionais além da sede realizaram o evento, que tem por objetivo reunir os empregados para maior interação entre as unidades, além de compartilhar de informações entre os departamentos. O combate e prevenção ao câncer de mama, em alusão ao outubro rosa esteve presente nas programações de alguns estados. Confira o que aconteceu nas unidades. 

RIO DE JANEIRO

O escritório do Rio de Janeiro transformou o Integra em uma verdadeira festa. Além das palestras, houve a apresentação da Cartilha de Prevenção ao Assédio, apresentada pelo Comitê Pró-Equidade da CPRM e Houve também a exibição da cartilha "Comunidade mais segura", lançada em agosto deste ano no 49º Congresso Brasileiro de Geologia.

Coral da CPRM completou 30 anos de existência em 2018
“O Integra tem mobilizado as unidades regionais e fortalecido o diálogo e o debate interno. É a oportunidade de conhecer um pouco mais as iniciativas importantes que estamos realizando como os produtos da DGM, a transformação digital promovida pela DIG e o trabalho realizado pela DAF”, ressaltou o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Conalgo, durante o discurso de abertura. Relembre o Integra Rio clicando aqui.



BRASÍLIA

Presidente Esteves Colnago participa do Integra em Brasília
Em Brasília, a segunda edição foi voltada especialmente para as práticas de prevenção ao câncer de mama. A programação contou com palestras sobre o assunto e reuniu depoimentos de duas mulheres da ONG Vencedoras Unidas que passaram pela doença e superaram as dificuldades. O presidente Esteves Colnago abriu os trabalhos e falou sobre a necessidade de interagirmos mais e não somente aprimorarmos os laços profissionais, mas a preocupação com os nossos colegas. “O Integra CPRM está fazendo com que as pessoas se tornem mais próximas e isso é muito importante. Saber o que podemos fazer uns pelos outros nos torna mais sensíveis e isso melhora o trabalho em equipe”, comentou Colnago. 

Em Brasília, os empregados participaram do Integra vestidos de rosa,
em homenagem ao mês de combate ao câncer de mama


TERESINA

Francisco Lages (esq.) e Francisco Pereira (dir.) recebem
das mãos de Jáder Vaz (centro) a homenagem da CPRM
pelo trabalho prestado
Em Teresina os empregados da RETE se reuniram para debater, entre outros temas, recursos hídricos. Nilo Pedrosa ministrou a palestra sobre as opções de abastecimento de água no semiárido e Alvaro André falou sobre a revitalização de poços. Para Jader Vaz Silva a iniciativa do Integra traz mais união para a unidade. "Este programa é fundamental para que todos saibam a importância do papel de cada um dentro da empresa, além e ser uma ótima ferramenta de aproximação de todos os colaboradores”, avaliou. O momento também foi a oportunidade para confraternizar com os empregados aderiram do PDISP.  

Jean Nascimento, Assistente DHT em conversa com os
empregados durante Integra CPRM/RETE

BELO HORIZONTE

Equipe de Belo Horizonte participa do Integra
O terceiro INTEGRA CPRM - SUREG-BH foi marcado pela participação efetiva dos colaboradores que trocaram experiências durante as apresentações. Diretor Fernando Carvalho falou sobre desenvolvimento da Instituição, trazendo para todos um pouco do seu testemunho, memórias e histórias. Outros temas que enriqueceram o evento foram a participação dos palestrantes Magda Pinto, que falou sobre   as atividades do LAMIM Caeté; Geraldo Advincula  apresentou questões da área de pessoal e equipe;  Rodrigo Adorno falou da Introdução à evolução da Vida; Artur Matos tratou da importância do Sistema de Alerta e Marco Aurélio elucidou sobre Geologia Vista através do Microscópio.

Diretor Fernando Carvalho discursa em Belo Horizonte

SALVADOR

A 2ª edição do Integra CPRM em Salvador aconteceu nas manhãs dos dias 24 e 25 de outubro. A programação contou com apresentações de várias atividades desenvolvidas pelos setores da SUREG, além de palestras sobre temas transversais da geologia, saúde e bem-estar. Seguindo a programação, a professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Débora Correia Rios, apresentou a palestra sobre “Visitantes Extraterrestres”, onde nos mostrou a história de ocorrência, composição, importância e variedade dos meteoritos existem no Brasil e no mundo. 

O geoturismo foi mais um tema abordado no Integra com a palestra “Dos Alpes aos Andes”, um depoimento da viagem de férias da pesquisadora Cristina Burgos, com a participação das fotos da viagem à Irlanda, da pesquisadora Karla Olindina. Foi apresentado um comparativo da geologia dos grandes picos de montanhas geladas, com bastante ilustrações e dicas de viagem.

“Neste integra foram apresentados temas de interesse de todos na CPRM, projetos em atividades, geoturismo, geologia médica, dicas de saúde e bem estar. A programação estava diversificada e informativa. Amei ter visto o processo de laminação no Laboratório e gostei demais de ter participado de todo o evento!” Conta a analista em geociências Tatiana Araújo.

Integra em Salvador

GOIÂNIA

Empregados de Goiânia participam do Integra
A terceira edição do integra em Goiânia aconteceu no último dia do mês e recebeu o diretor Juliano Sousa.  Gilmar Rizotto, superintendente da SUREG/GO falou sobre a interação dos empregados com o evento. “Essa edição teve um aproveitamento acima da expectativa. Tivemos uma participação ativa de todos os empregados que puderam fazer a troca de experiências com as ideias e os novos desafios que temos para o próximo ano”, declarou Gilmar.

Márcio Abreu disse que esse evento é importante para divulgar as geociências até mesmo entre os funcionários da empresa. O próprio nome, integra, já fala por si os benefícios desse evento: “Acho importante porque esse tipo de evento faz a ponte entre a área fim e a área administrativa. Todos puderam conhecer qual é a finalidade e a importância de fazer essa roda girar”.


Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400