terça-feira, outubro 23

Estudantes de Medicina recebem capacitação em Geologia Médica por pesquisadores do SGB/CPRM

Alunos que participaram do curso com as amostras de minerais do MCTer na mão. No centro, os três palestrantes Patricia Jacques, Adriana Jacques e Cassio da Silva, da esquerda para direita.
Cerca de 19 alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) participaram de curso realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na última terça-feira (16). Os pesquisadores em geociências, Patrícia Duringer Jacques, Cassio Roberto da Silva e Adriana Duringer Jacques (FMP), abordaram o tema da Geologia Médica, introduzindo o assunto e destacando seu caráter interdisciplinar. O evento fez parte da XXIV Semana Científica da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) /FMP, que contou com uma programação especial sobre as Ciências da Saúde.


A pesquisadora Patrícia explicou os conceitos fundamentais da Geologia Médica, disciplina que estuda a influência de fatores geológicos e ambientais na saúde humana e dos animais. Ao longo do curso, foram expostos exemplos de doenças que tem nos fatores ambientais a principal causa de seu desenvolvimento. Cassio da Silva frisou a importância de levar esse conteúdo para futuros médico, “é imprescindível que os alunos de medicina conheçam as aplicações da Geologia Médica, já que ela funciona como uma ferramenta não só para diagnosticar, mas principalmente para prevenir doenças associadas ao meio ambiente, por meio da ingestão de água, alimentos e ar”.

Os pesquisadores levaram amostras de minerais, como por exemplo, fluorita, calcita e enxofre, para mostrar aos alunos a fonte mineral de alguns elementos e o quanto eles são benéficos ou maléficos à saúde, dependendo da dose. As amostras foram emprestadas do Museu de Ciências da Terra (MCTer) e os alunos também receberam uma amostra do mineral pirita para levarem para casa.

O convite para participar da semana acadêmica veio da própria universidade, que buscou abordar diversas áreas, como bioética e psicologia comportamental, no evento.  “Em futuro próximo certamente teremos a disciplina de Geologia Médica na graduação dos cursos de medicina, pois isso já vem ocorrendo nos cursos de geologia. Os educadores estão percebendo a necessidade dessa integração das Ciências da Terra com a da Saúde”, afirmou Cassio da Silva.

Após a palestra, a coordenação do curso representada pela professora e médica, Adriana D. Jacques, que também fez uma apresentação abordando os conceitos da toxicologia geral e ambiental, deverá apresentar uma proposta educacional para compor a grade curricular da graduação da FMP, de uma disciplina eletiva de Geologia Médica, em resposta à solicitação dos alunos. Caso isso ocorra, a Faculdade de Medicina de Petrópolis será a primeira instituição do Brasil a adotar essa disciplina para a grade curricular de Medicina. 


Cassio da Silva apresentou os efeitos de alguns elementos químicos, como Chumbo, Mercurio, Flúor e Arsênio, no meio ambiente e na saúde humana.



Cibele Pixinine Batista
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400