sexta-feira, outubro 26

CPRM entrega mapa com áreas graníticas limítrofes a BR 116 para o Comando Militar do Sul

Superintendente Fernando Schwanke entrega mapa elaborado pela CPRM ao Coronel Siqueira
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) concluiu mapa das indicações de áreas potenciais graníticas limítrofes da BR 116, entre os municípios de Guaíba e Sentinela do Sul, no Rio Grande do Sul, elaborado a pedido do Exército Brasileiro, que está assumindo a duplicação da rodovia nos trechos 1 e 2. O trabalho foi executado pela equipe de geólogos e especialistas em sensoriamento remoto da Superintendência do Rio Grande do Sul e Santa Catarina da CPRM. A entrega do mapa ao 4º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul ocorreu no dia 22/10 na sede da superintendência, em Porto Alegre.


As tratativas para realização do mapeamento iniciaram no mês de outubro, após a visita do Coronel Enio Roberto Bênia, assessor para obras de cooperação do 4º Grupamento de Engenharia, que trouxe a demanda do Exército para identificar as áreas graníticas limítrofes dos trechos 1 e 2 da BR 116 pela necessidade da utilização de britas na obra de duplicação. Na ocasião, o coronel foi recebido pelo superintendente Fernando Schwanke e pela gerente da área de recursos minerais Lucy Takehara Chemale, que acolheram a demanda e comprometerem-se a dar celeridade ao pleito recebido. Segundo o superintendente Fernando Schwanke "é determinação do presidente da CPRM, Dr. Esteves Colnago que a empresa atenda demandas imprescindíveis da sociedade, e o pleito do Exército Brasileiro é uma destas demandas", destacou.

Técnicos da CPRM trabalharam na confecção do mapa, tanto em meio físico quanto digital, entregando-os ao comandante do 4º grupamento de engenharia Coronel Rogério Cetrim de Siqueira. A CPRM ainda comprometeu-se de auxiliar o Exército nos trabalhos de identificação das áreas em nível de campo. O Coronel Siqueira agradeceu a presteza da informação, salientando que "este tipo de colaboração entre entes públicos traz inúmeros benefícios para obras essenciais à vida da sociedade".

Durante a reunião, ainda foram discutidas outras possibilidades de cooperação entre a CPRM e o Exército Brasileiro que deverão ser aprofundadas e pormenorizadas. Para finalizar, o superintendente Fernando Schwanke salientou que "atender a este tipo de demanda, de importância social relevante, de forma rápida e eficiente, é um dos objetivos de nossa superintendência e continuaremos na busca de parcerias que sejam benéficas para a sociedade brasileira", concluiu.



Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361