quarta-feira, setembro 12

Pesquisador da CPRM recebe prêmio da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental

Geólogo Rafael Silva Ribeiro com o Prêmio Lorenz Dobereiner
Pela primeira vez um pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ganhou o Prêmio Lorenz Dobereiner. Rafael Silva Ribeiro, geólogo que atua na Divisão de Geologia Aplicada, recebeu a premiação destinada ao reconhecimento de associados da ABGE, com menos de 35 anos de idade, que apresentem indicações promissoras na carreira profissional em relação ao desenvolvimento da Geologia de Engenharia e Ambiental e aos objetivos da Associação.

O prêmio foi entregue na última quinta-feira (6) durante a realização do 16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental (CBGE), em São Paulo (SP). “É uma honra ter recebido o prêmio Lorenz Dobereiner. Desde 2007, venho atuando nessa ciência. Fico feliz e grato com o apoio ao meu nome e reconhecimento do meu trabalho na instituição por parte de outros pesquisadores. Acredito que a premiação aumentou minha responsabilidade como pesquisador em geociências”, afirmou Ribeiro.

Elton Andretta durante exposição de estudo 
No Congresso, que ocorre a cada dois anos, também foram apresentadas pesquisas desenvolvidas pelos geólogos da CPRM Dianne Fonseca, Elton Andretta, Iris Bandeira e Sheila Gatinho. Entre elas, destacam-se: A utilização de batimetria no mapeamento de áreas sujeitas à erosão fluvial na Amazônia; Metodologia proposta para mapeamento geotécnico da zona de expansão urbana de Manaus (AM); Caracterização geológico-geotécnica dos sedimentos marginais da comunidade de São Braz, município de Porto de Moz (PA) e sua relação com suscetibilidade à erosão fluvial (terras caídas); e Influência de parâmetros hidrológicos no processo de erosão fluvial na região de Santarém (PA).

Pesquisadoras em Geociências da CPRM Iris Bandeira, Dianne Fonseca e Sheila Gatinho

O 16º CBGE, cujo tema foi “Geologia de Engenharia e Ambiental, onde estamos e para onde vamos”, teve início no dia 2 e término 6 de setembro. O evento possui caráter multidisciplinar voltado para discussão, divulgação e aprimoramento das pesquisas e do conhecimento técnico. Pesquisadores e acadêmicos tiveram a oportunidade de apresentar estudos, discutir evoluções de métodos e formas de desenvolver pesquisas voltadas à avaliação de impactos ambientais, gestão ambiental, gerenciamento de riscos e temas que debatem desafios e soluções frente às solicitações de obras e projetos.

Clique aqui e confira as fotos registradas pela equipe da Divisão de Geologia Aplicada!

Pedro Henrique Santos
Colaboração: Sandra Silva
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
(61) 2108-8400