segunda-feira, setembro 24

Parceria com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai modernizar infraestrutura de comunicação do Serviço Geológico

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões da Silva, o diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, e o diretor de Infraestrutura Geocientífica da CPRM, Fernando Pereira de Carvalho.

O Serviço Geológico do Brasil assinou nesta quarta-feira (19) contrato com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para ampliar a capacidade dos sistemas de tecnologia e comunicação da CPRM. A parceria também vai viabilizar o estímulo à inovação e a melhoria dos processos que suportam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na empresa.
Entre os benefícios que estarão disponíveis estão o link de dados avançado de alta performance que varia de 1Gb/Seg até 100Gb/Seg, conexão de internet, WI-FI com velocidade de 1 Gbps, implantação de Voz sob IP (VOIP) e independência da internet em relação ao Escritório do Rio de Janeiro.


O acordo prevê a melhoria na infraestrutura dos escritórios de Brasília, do Rio de Janeiro e de todas as superintendências e residências da CPRM.

O documento prevê a elaboração e execução de um plano de trabalho de 12 meses, que inclui estudos e prestação de serviço da RNP com foco em fortalecer e estimular a inovação, além de aperfeiçoar os serviços tecnológicos prestados pela instituição aos seus colaboradores e sociedade.

De acordo Edgar Shinzato, chefe do Departamento de Informações Institucionais - DEINF, a expectativa é que, nessa primeira fase, as Sureg´s e residências estejam conectadas à RNP em um prazo de oito meses e que a empresa reduza significativamente seus gastos com internet e telefonia. Na outra etapa poderão ser incluídas outras unidades.

“O Serviço Geológico do Brasil é, por natureza, uma empresa ‘big data’, onde são produzidos grandes volumes de dados tanto em escritório quanto em campo e laboratórios. A conectividade avançada vai dar uma luz maior aos nossos dados tendo um impacto direto na sociedade”, afirmou Shinzato.

Equipamentos padronizados das Salas Técnicas de TI
De acordo com Ricardo Barcelos, Chefe da Divisão de Informática - Diinfo, a RNP vai coincidir com o projeto de reestruturação da Ti já em andamento na CPRM, com foco nas unidades regionais e padronização.  Já foram entregues sete salas técnicas abrangendo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, foram adquiridas e implantadas rede WI-FI de alta velocidade nessas unidades e “Storages” híbridos com 105 Terabytes por unidade regional, sendo expansível até 3,4 PetaBytes.

Os equipamentos para conexão com a RNP dentro dos novos padrões já foram instalados em Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Nas próximas semanas, serão concluídos os trabalhos em Porto Velho e Teresina. Até o final do ano, também estarão ligados ao sistema Manaus, Belém, Recife e Fortaleza.
Com a RNP haverá a implantação do VoIP (incluso equipamentos e instalação) nas superintendências e residências, o que permite ligações gratuitas entre as unidades da CPRM e também para outras 1.200 instituições públicas que já fazem parte da RNP, como universidades e órgãos de governo.

Durante a cerimônia de assinatura, em Brasília, o diretor-presidente da CPRM, Esteves Pedro Colnago, destacou o trabalho da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG), do DEINF e do DIINFO no último ano para tornar possível a conexão com a RNP.

“Temos unidades em quase todos os Estados e não podemos prescindir da oportunidade de integração com a rede para que as nossas ações possam rapidamente chegar à sociedade. Esse era um sonho da empresa. Agora, nós vamos voar”, afirmou. “A RNP tem os braços delas no Brasil e também no exterior e querem seguir nesse mesmo caminho.”
“Durante muitos anos a gente perseguiu esse objetivo, era uma meta de toda a diretoria e um desejo dos pesquisadores dessa empresa”, afirmou o diretor de Infraestrutura Geocientífica da CPRM, Fernando Pereira de Carvalho.

O diretor-geral da rede, Nelson Simões da Silva, afirmou que a hospedagem do conteúdo da CPRM e o aumento da interação com a empresa irá acrescentar muito à RNP. “Como o Serviço Geológico do Brasil, que desenvolve trabalhos em áreas importantes para as políticas públicas e que possui uma quantidade tão grande de dados, não estava na nossa rede? Era algo que estava faltando. Esse é um momento muito feliz para a RNP.”

Equipes da CPRM e da RNP durante a cerimônia de assinatura de contrato

Eduardo Cucolo
Assessoria da Presidência
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
eduardo.cucolo@cprm.gov.br
(61) 2108-8480