quarta-feira, março 7

Serviço Geológico do Brasil divulga previsão de inundação em Guajará Mirim no rio Mamoré nas próximas 48 horas

Nas próximas 48 horas, o rio Mamoré, afluente do rio Madeira, provavelmente atingirá a cota de inundação em Guajará-Mirim, em Rondônia. Neste município o rio Mamoré, pertencente a bacia do rio Madeira causa inundação quando atinge a cota de 11,10 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) publicada nesta quarta-feira, dia 07/03, no boletim diário de Monitoramento da Bacia do Rio Madeira (SAH Madeira) é de que entre os dias 08 e 09/03 o rio atinja a cota de 11,07 metros. 

Gráfico aponta previsão de inundação no município de Rondônia, entre os dias 08 e 09/03/2018

Em Abunã, o rio Madeira manterá a tendência de redução de níveis nas próximas 30h. Em Príncipe da Beira, o nível do rio Guaporé continuará subindo e provavelmente atingirá a cota de 12,65 m nas próximas 72h. Já em Porto Velho, o nível do rio Madeira, apresenta uma tendência de estabilização das cotas e a previsão para as próximas 30h é de 16,09m.

A fim de aferir medições de vazões, no âmbito da Parceira de Operação da Rede Hidrometeorologica Nacional (RHN) ANA/CPRM e realizar melhorias no Sistema de Alerta e Previsões Hidrológicas do SAH Madeira, a CPRM mobilizou equipes e está realizando, desde o dia 27/02, medições diárias de vazão no distrito de Morada Nova, Abunã e na cidade de Porto Velho, em Rondônia. A ação amplia a operação do SAH-Madeira, que já realiza de boletins diários desde o dia 09/02. 


Mais informações sobre o monitoramento do rio Madeira acesse o link:

Para ler a íntegra do último boletim, acesse aqui: